quinta-feira, 9 de julho de 2020

LUVAS E RAQUETES NO TABULEIRO: JAB, ACE OU XEQUE-MATE?

O xadrez é sem dúvidas um dos esportes mais antigos do mundo, entretanto, algumas pessoas insistem a não considerá-lo como um desporto. Além desse pequeno número de pessoas, existem outras que não se contentam apenas com o xadrez, e por essa razão, acabam criando novos esportes oriundos da fusão com o nosso amado jogo.


Chess Boxing

A primeira das fusões inusitadas que iremos ver é o já conhecido "Chess Boxing". Se você não conhece, pelo nome já pode imaginar o que seja.. isso mesmo: Xadrez Boxe ou Boxe Xadrez, a tradução é por sua conta. 
O Chess Boxing é o que pode ser chamado de Esporte Híbrido, que ocorre quando dois esportes são combinados visando a criação de um novo. 
Inicialmente o esporte surgiu em 1992 por meio de uma história em quadrinhos elaborada pelo cartunista francês Enki Bilal, que apresentava uma partida do esporte. 11 anos depois, em 2003, Iepe Rubingh organizou o primeiro evento, chamado de "luta-partida".


Mas quais são as regras dessa loucura?

Bom, as regras são simples: Segundo o site oficial (chessboxing.io) uma partida-luta de chessboxing consiste em 11(onze) rodadas alternadas de xadrez e boxe, sendo que cada rodada possui o tempo de 3 (três) minutos. No tocante o relógio de xadrez, o mesmo é ajustado com 9 (nove) minutos para cada jogador. 
Entre o xadrez e o boxe, os atletas possuem um minuto para se prepararem. 
A partida-luta acaba com o xeque-mate, termino do tempo no relógio ou com o nocaute de um dos jogadores.



Atualmente o mundo conta com 12 Federações Nacionais de chessboxing, bem como possui 146 árbitros federados. 
Apesar de ainda estar caminhando, o esporte vem crescendo, ganhando popularidade em países europeus, como Itália, França, Inglaterra, Rússia, e em outros lugares do mundo como: Estados Unidos, Índia e África do Sul. 
Além disso, o esporte também conta com patrocinadores conhecidos, como é o caso da ESPN, Chess.com e DGT.

Chess Tennis

Chegamos nas Raquetes. O Esporte híbrido agora uni o xadrez ao tênis. Confesso que a modalidade em questão também se mostrou uma novidade para mim, apesar de já conhecer o chess boxing, o chess tennis, nunca tinha ouvido falar. E antes que eu me esqueça, temos sim um Campeão Mundial na modalidade. 



O mundial foi disputado no ano de 2018, nas quadras que são disputadas as partidas do Baden-Baden, um famoso torneio de tênis da Alemanha. 
Segundo o Thomas Marschner, repórter do Chessbase, no primeiro dia foi jogado o torneio de tênis, disputado no sistema suíço de sete rodadas. 
No segundo dia, ocorreu as partidas de xadrez, que foram disputadas na modalidade rápido, também em um sistema suíço de sete rodadas. Os quatro melhores na somatória avançaram para as semifinais. 
Na semi, o xadrez e o tênis eram disputados de modo muito parecido com o chessboxing: rodadas de xadrez seguidas pelo tênis. Iniciou-se pelo xadrez e depois de 6 (seis) minutos, joga-se o tênis, que após 6 (seis) pontos era interrompido e voltava-se para o xadrez. O vencedor do embate é quem desse o mate primeiro ou ganha-se por tempo, ou quem somasse primeiro 18 pontos no tênis. 
Sobre a ordem, se primeiro joga xadrez ou tênis, é decidido pelo melhor colocado no geral. 
Mas isso ai é loucura, você deve pensar... Então alguns GM's como Pavel Tregubov (Rússia), Alexandra Kosteniuk (Rússia), Maze Sebastian (França), Lauren Fressinet (França), entre outros enxadristas profissionais participaram do evento. 

Ricardo Schutt (Brasil) x Laurent Fressinet (França), disputando a semifinal

Entre os atletas, tivemos também um presentante brasileiro, foi o tenista e enxadrista Ricardo Schutt, que chegou até a semifinal, perdendo para o GM Laurent Fressinet (França) que sagrou-se Campeão Mundial. Vale ressaltar que Schutt foi o segundo melhor tenista, atrás apenas de Nicolas Moser, tenista austríaco de 16 anos (na época).


E é isso ai! Espero que tenha gostado de conhecer essas duas modalidades esportivas híbridas, que usam o xadrez combinado com o boxe e o tênis!


Referências: Chessbase.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário