sábado, 15 de novembro de 2014

WCC 2014 - R1


World Chess Championship Match 2014 - Sochi, Rússia

R1 - A volta do Tigre de Madras

 





O Campeonato Mundial de Xadrez FIDE entre o atual Rei Magnus Carlsen e seu desafiante Viswanathan Anand, está acontecendo de 07-27 de novembro de 2014 na Olimpic Media Center em Sochi na Rússia.O Match acontece com controle de tempo de 120 minutos para os primeiros 40 lances, 60 minutos para os próximos 20 lances e, em seguida, 15 minutos para o resto do jogo, com uma acréscimo de 30 segundos por jogada a partir do movimento 61.

Sochi, o Recomeço?

Após cair de modo feio no ultimo mundial, Anand foi considerado como o fim de uma geração brilhantes. Alguns fãs do indiano chegaram a discutir uma possivel aposentadoria do Tigre de Madras, como se de alguma forma, subtamente ele tinha perdido a capacidade de jogar xadrez em alto nivel. Anand passou um bom tempo sem vitórias em torneios. Mesmo se mantendo entre os 10 melhores do planeta, parecia que ele tinha perdido a vontade de lutar.
Próximo ao Torneio dos Candidatos, Anand afirmou que tinha dúvidas da sua participação. Porém durante o London Chess Classic, uma conversa com seu amigo e um dos melhores da história recente do xadrez, Vladmir Kramnik, fez com que Anand muda-se de ideia. Kramnik insistiu e afirmou que Anand tinha chances reais de chegar ao Mundial. Tempos depois ele anúnciou a sua participação nos Candidatos... Enfim Anand voltou!

Porém quando o Torneio dos Candidatos parecia próximo, todos descartaram Anand entre os favoritos, sendo para o indiano um bom resultado a presença na metade superior da tabela. Porém sabemos que o resultado final fez o mundo do xadrez congelar!!!

Na primeira rodada, ele enfrentou nada mais, nada menos que Levon Aronian, número 2 do Mundo. Anand jogou de forma magnifica, foi uma exibição deslumbrante, mostrando toda sua técnica que o colocou entre os maiores. Após a vitória contra Levon, o indiano recebeu elogios de Carlsen. A cada partida os resultados não paravam de acumular e todos os rivais vacilaram em momentos importantes, enquanto o indiano manteve a calma e mostrou coragem e determinação.

Anand em vitória sobre Aronian, Torneio dos Candidatos

Uma frase dita por Grischuk ilustra perfeitamente o que foi o resultado: "O fato é que o vencedor deste torneio será uma pessoa diferente do que era antes do início da competição. Portanto, mesmo se tomarmos, por exemplo, Anand,este. Outro Anand definitivamente não seria fácil para Carlsen".

Anand estabeleceu um novo recorde em situação adversa: O de maior diferença entre as qualificações dos jogos do Mundial. Seguramente, Lasker detinha o título há 27 anos, e, portanto, tinha um jogo com um intervalo de 27 anos, mas ele foi o campeão em exercício. Anand foi pela primeira vez através do Ciclo de Qualificação pelo título de 1995, e agora, 19 anos depois ele realiza o feito novamente. Nenhum outro jogador conseguiu essa façanha.

R1

Seis meses depois, o palco está novamente pronto para um grande jogo de volta, uma revanche... Carlsen vs Anand, parte II. Depois de resolver questões técnicas como quem jogaria de brancas, entre outras, a pergunta mais importante precisava ser respondida: O que poderiamos esperar de Anand? Não é questão de quem vai ganhar, mas sim uma questão de como Anand vai se comportar.

Anand inicia o Mundial com.. 1.d4!

Grunfeld? Carlsen não é especialista nessa linha...

Rapidamente a abertura assumiu uma virada surpreendente. Um comentarista observou que o lance Cf3 não é considerado a melhor continuação, nem mesmo Rybka 4 e o Fritz 13 consideram esse lance o melhor, porém foi obviamente o resultado de extensa preparação indiana! Isso mesmo, Cf3 nada mais é do que o bom e velho Xadrez Científico, pura preparação! Magnus caiu em uma profunda reflexão e estava atrás no relógio com meia hora a menos! situação incomum para o Mozart.

Cf3!!! Lance incomum... Incomodou Carlsen!

O Grande Metre Peter Svidler que é um comentaristas oficiais no site da FIDE disse: "Simplesmente em termos de resultado da abertura, esta é uma posição de sonho para Vishy. Ele meia hora à frente no relógio, e esta claramente em território muito familiar, e ele também tem uma posição nítida com ameaças contra o rei preto".

No lance 16, quando todos se perguntaram se Anand iria comprometer sua estrutura de peões no interesse de prosseguir com a iniciativa. Quando ele fez, Nigel Short twittou imediatamente: "Oh sim, Temos um diferente, muito mais perigoso Anand este tempo".

Peter Svidler concordou e observou: "Este é exatamente o tipo de jogo que estávamos esperando. Você não pode realmente chamar um jogo de uma tendência, mas se esta é a forma como o jogo vai continuar, pelo menos, partes do mesmo, estamos em para um excelente espetáculo. Isso vai ser muito, muito emocionante. "


As chances de Carlsen sumiram, e o empate era o que restava...



Após apertarem aos mãos concordando com o empate, uma coisa ficou certa: É um jogo diferente, não é como o primeiro encontro. O jogo esta muito mais disputado, Anand com sangue nos olhos querendo mostrar que esta muito longe de se aposentar. As pessoas com problemas cardíacos devem evitar de ver esse match, pois promete um match emocionante. Esse match é diferente, não importa para quem você esta torcendo, o que todos os fãs querem realmente são jogos memoráveis que vivem até o prestígio do maior título do xadrez. Hoje tenho certeza que os deuses do xadrez aplaudiram esse jogo.

Créditos: ChessBase

Nenhum comentário:

Postar um comentário