sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Xadrez Romântico - Gambito de Rei

Em toda minha trajetória dentro do xadrez, transitei entre varias escolas enxadristas. Em varios torneios, entre eles Campeonatos Estaduais, utilizei aberturas que raramente encontramos em torneios, como Gambito de Rei, Abertura Larsen, Defesa Pirc, Defesa Holandesa. Hoje iniciando o post "Xadrez Romântico", trago um breve estudo sobre Gambito de Rei.

O Grande Gambito de Rei, é um dos gambitos mais famosos do xadrez, porém raramente usado nos dias atuais. Essa abertura é uma das que entrarem em desuso no circuito mundial, e raramente é usada em jogos de nível inferior.




Logicamente que com o avanço do estudo enxadrista aliado com a potencia dos computadores e programas especializados no xadrez, aberturas como Gambito de Rei passaram a ser consideradas ruins para jogos de alto nível. Evidentemente que com todos esses avanços, os lances jogados dentro dessa abertura se tornam muito previsíveis, e um descuido por parte das brancas ou das negras podem certamente ocasionar danos agressivos em seus jogos.

Em alguns torneios, e eu vivi isso em um torneio regional classificatório, acontecem um certo preconceito com enxadristas que usam Gambito de Rei. Em uma partida contra um forte candidato ao titulo regional, fiquei aproximadamente sete minutos pensando na abertura que iria usar. Sentei-me para o jogo, e simplesmente decidi na hora que iria trocar a abertura, fiquei um tempo pensando, pois na noite anterior havia preparado uma linha bem interessante de Abertura Italiana . Então vou e jogo 2.f4!! O adversário riu da minha cara e disse: "Essa é muito velha!"... Três horas depois, a partida terminou e eu fui pegar a medalha de ouro...

Hoje porém não utilizo mais o Gambito de Rei, não que eu não goste mais de usa-la, até porque em partidas online ou em treinos com jogadores mais novos, gosto de jogar Gambito para deixar o jogo um pouco mais dinâmico. Mas depois de algum tempo, percebi que meu estilo de jogo é para aberturas e defesas mais fechadas, que possibilitam um jogo mais lento, com avanços gradativos das peças. Porém a transição de um estilo agressivo para um mais defensivo é algo que me trouxe alguns problemas de adaptação...

É importante para o jogador que deseja chegar a maestria, estudar e entender um pouco das principais aberturas, e creio que mesmo em desuso, o Gambito de Rei deve ser estudado por todos que querem evoluir dentro do esporte.

GAMBITO DO REI - VARIANTE DO CAVALO

 


GAMBITO DO REI - VARIANTE DO BISPO

 



GAMBITO DO REI RECUSADO LINHA COM... Bc5

       




Gambito do Rei:  O gambito do rei é o segundo gambito mais famoso e o primeiro menos útil pois abre excessivamente as defesas das peças brancas, mas mesmo assim vamos ver como se faz: Primeiro obviamente se move o peão do rei:
1_e4
Então o próximo passo é torcer para que o adversário faça o mesmo, ou nem adianta tentar o gambito portanto, nem tente! Mas por motivos acadêmicos vamos supor que ele fez essa jogada:
1_e4 e5
Aí é que entra o gambito, logo se oferece um peão que se capturado fará com que o adversário perca o domínio do centro do tabuleiro, o único peão que se enquadra nisso é o peão do bispo do rei:
1_e4 e5 2_f4
Aí o adversário pode ou não pegar o peão neste ponto chegamos numa encruzilhada:

Gambito do Rei Aceito

O Gambito aceito se faz quando o adversário toma o peão o que acontece em quase todos os casos menos no nosso peão do rei onde o adversário perfere na maioria da vezes não comer o peão.Mas como vamos ver o gambito aceito vamos supor que ele coma mesmo o peão. 1_e4 e5 2_f4 exf4 Pronto temos o gambito, note que o peão do adversário não domina mais o centro do tabuleiro, apartir daí as duas melhores jogadas para as brancas são: d4 e Nf3 pois ambas dominam o centro muito bem.
Gambito do Rei Recusado
Gambito recusado é quando o jogador não come o peão no caso do gambito do rei é o mais comum mas nos outros gambitos o gambito aceito brilha mais.Mas então vamos supor que o adversário recusou se gambito e se defendeu à maneiro mais tradicional nesses casos, com o cavalo.
1_e4 e5 2_f4 Nc6 Neste ponto é sempre melhor jogar o cavalo e nunca capturar o peão adversário pois com certeza ele i´r pegar seu dois peões com os movimento de dama Qh4+ depois Qxe4+ e Qxe5. Assim: 1_e4 e5 2_f4 Nc6 3_Nf3 ...

Grupo Metropolitano de Xadrez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário