sábado, 5 de janeiro de 2013

A Imortal


A Imortal foi um um jogo de xadrez disputado em 1851 por Adolf Anderssen e Lionel Kieseritzky e é uma das partidas mais famosas já disputadas.

Adolf Anderssen foi um dos mais fortes jogadores de seu tempo e foi considerado por muitos candidato a campeão do mundo depois de vencer o Campeonato Londrino de Xadrez.

Lionel Kieseritzky viveu na França boa parte de sua vida, onde deu aulas de xadrez e jogos xadrez por cinco francos a hora no Café de la Regence em Paris. Kieseritzky era conhecido por ser capaz de bater outros jogadores hábeis (porém de nível mais baixo) mesmo estando em posição inferior, por exemplo, jogando sem a dama.

Disputada entre dois grandes jogadores no Simpson's-in-the-Strand Divan em Londres, a Partida Imortal foi um jogo informal disputado durante um intervalo num campeonato formal. Kieseritzky ficou muito impressionado quando o jogo acabou e telegrafou os movimentos do jogo para seu clube de xadrez parisiano. A revista de xadrez francesa La Regence publicou o jogo em julho de 1851. Mais tarde, em 1855, a partida foi apelidada de "Partida Imortal" pelo Austríaco Ernst Falkbeer.

Depois de algum tempo a Partida Imortal reapareceu de vários modos pouco usuais. A cidade de Marostica, Itália vem refazendo o jogo com pessoas reais, vestidas como peças de xadrez, todo ano desde 2 de Setembro de 1923. A posição do jogo após o 20º movimento está em um selo de 1984 do Suriname. A parte final do jogo foi usado como inspiração para o jogo de xadrez no filme de ficção científica de 1982 Blade Runner. Ela também foi a base para uma história de detetive com o mesmo nome escrita por Mark Coggins.

Adolf Anderssen
Este jogo é uma ótima demonstração do estilo de xadrez do século 19, onde o rápido desenvolvimento e ataque era considerados os melhores métodos para a vitória, onde muitos gambitos e contra-gambitos eram oferecidos (e não aceitá-los era considerado um tanto pouco cavalheiresco), onde material era frequentemente adquirido sem haver medição das consequências da captura. Esses jogos, com seus rápidos ataques e contra-ataques, eram frequentemente reproduzidos como forma de entretenimento, mesmo que hoje alguns dos movimentos não são mais considerados eficientes.

Nesta partida, Anderssen vence apesar de ter sacrificado um bispo no movimento 11, ambas as torres a partir do movimento 18 e a Dama no movimento 22 para conseguir aplicar um xeque-mate. Ele ofereceu duas peças mostrando que duas peças ativas são melhores que uma dúzia de peças, por assim dizer, adormecidas nas suas casas iniciais. Anderssen depois demonstrou o mesmo tipo de tática na Partida Sempreviva.

O jogo será apresentado a seguir na notação algébrica do xadrez. Algumas versões anteriormente publicadas do jogo podem ter apresentado erros como descrito nas anotações.

Obs:

1) Blade Runner - O jogo é recriado por Roy Batty num antigo jogo disputado com Elden Tyrell.

2) A partida sempreviva é uma famosa partida de xadrez jogada em 1852 por Adolf Anderssen e Jean Dufresne. À semelhança da "Partida Imortal", a partida sempreviva foi disputada informalmente. Mais tarde, Wilhelm Steinitz identificou a partida como "sempre viva na grinalda de Anderssen's", batizando o jogo como ele é conhecido hoje.



Brancas: Adolf Anderssen 
Pretas: Lionel Kieseritzky 
Abertura: Gambito do rei


1. e4 e5 2. f4
O gambito do rei: Anderssen oferece seu peão em troca de um melhor desenvolvimento e ganho de tempo.Esta abertura foi famosa no século XIX, mas não é tão jogada hoje, pois sistemas modernos permitem às pretas um desenvolvimento razoável de forma que o ganho de um tempo não compensa a perda do peão o que pode levar as brancas a perder o final.

2...exf4

Kieseritsky aceita o gambito; esta variante é chamada de gambito do rei aceito.

3. Bc4 Dh4+

Este movimento das pretas em resposta ao incomum Bc4 das brancas força o rei das brancas a sair de sua posição inicial impedindo o roque, ainda assim a dama preta está mau posicionada o que pode levar as pretas a perder tempo protegendo a dama. Uma linha semelhante (3.d4 Qh4+) foi bastante jogada por Steinitz que pregava que um desenvolvimento rápido é mais importante que um rei bem protegido.

Os comentários de John Savard diziam que os movimento reais foram:3.... b5 4. Bxb5 Qh4+ 5. Kf1 que no fim resulta na mesma posição. De qualquer forma, nenhum outro trabalho descreve essa sequência de movimento o que leva a conclusão de que Savard se enganou.
                                      A partida imortal

4. Rf1 b5?!

Este é o Gambito Bryan, denominado assim em homenagem à Thomas Jefferson Bryan. Não é considerado um bom movimento pelos jogadores de hoje.

5. Bxb5 Cf6 6. Cf3

Este costuma ser um movimento de desenvolvimento comum em outras linhas do gambito do rei, porém, o cavalo agora ataca a dama preta forçando as pretas a protegê-la e perder um tempo no seu desenvolvimento.

6...Dh6 7. d3

Com este movimento as brancas conseguem um domínio sólido do centro do tabuleiro. O Grande Mestre alemão Robert Huebner recomenda porém 7. Cc3.

7...Ch5

Ameaçando o movimento Ng3+, e protegendo o peão na f4. este movimento porém, também posiciona o cavalo numa coluna lateral do tabuleiro onde um cavalo é menos eficiente por controlar menos casas.

8. Ch4 Dg5

John Savard dizia que o lance jogado foi 8.... c6, mas essa suposição é tida como um erro nos documentos de Savard também.

9. Cf5 c6

Isso desimpede o peão da dama e a mesmo tempo ataca o bispo. Ainda assim alguns sugerem 9.... g6, com a finalidade de lidar com um cavalo com problemas.
                             A partida imortal

10. g4 Cf6 11. Tg1!

Um vantajoso sacrifício passivo de peça. Se o jogador de pretas aceita a sua dama fica fora do centro de ação do jogo dando às brancas uma razoável vantagem no desenvolvimento em adição aos dois tempos já ganhos.

11.... cxb5?

Huebner acredita que este foi o erro fatal das pretas; elas ganham material mas perdem em desenvolvimento.O desenvolvimento avantajado das brancas permitem um rápido começo de uma operação ofensiva. Huebner recomenda 11. ...h5 ao invés do jogado.

12. h4!

O cavalo das brancas protege o peão que por sua vez está atacando a dama preta.

12...Dg6 13. h5 Dg5 14. Df3

Anderssen agora ameaça dois movimentos:

Bxf4, que prende a dama preta (que fica sem casa segura para ir), e5, que ataca o cavalo preto na f6 e simultaneamente descobre um ataque da dama branca à vulnerável e não-protegida torre na a8.

14...Cg8

Isto trata das ameaças mas piora a situação do desenvolvimento preto; agora a única peça preta que não está em sua casa inicial é a dama que está perto de ser posta para correr enquanto as peças brancas ainda tem um grande controle do tabuleiro.

15. Bxf4 Df6 16. Cc3 Bc5

Um ordinário movimento de desenvolvimento das pretas que também ataca a torre na g1.

                               A partida imortal

17. Cd5

As brancas respondem com um contra-ataque. Este movimento ameaça Nc7 que forma um garfo entre rei e torre. Ricardo Réti recomenda 17. ... d4 18. Nd5, que resulta numa vantagem mais sólida para as brancas.

17...Dxb2

As pretas ganham um peão e ameaçam pegar a torre na a1 com xeque.

18. Bd6!!

Com este movimento as brancas oferecem em sacrifício ambas as suas torres. Huebner diz que a parir desta posição, há muitos caminhos para a vitória e acredita que há pelo menos três movimentos melhores que 18. Bd6!!: 18. d4, 18. Be3, ou 18. Te1, que leva a posições muito vantajosas ou ainda à mate sem a necessidade de se entregar tanto material. A versão comercial do programa de computador enxadrista Deep Junior recomenda 18. Cc7+, seguido de Te1. Garry Kasparov disse que o mundo do xadrez teria perdido muito se este jogo não tivesse seguido por linhas tão espetaculares quanto esta.

18... Bxg1?

A partir deste lance a derrota das pretas se torna inevitável.Wilhelm Steinitz sugeriu em 1879 que teria sido um melhor movimento 18... Dxa1+; sendo mais provável a continuação 19. Re2 Db2 20. Rd2 Bxg1.

The Mammoth Book of the World's Greatest Chess Games contém um erro neste ponto; inclusive os movimentos a partir do 18º preto ao 20º preto estão diferentes. Os movimento indicados no Mammoth são: 18... Dxa1+ 19. Re2 Bxg1 20. e5 Ca6 21. Cxg7+ Rd8 22. Df6+!! Cxf6 Be7# 1-0. De qualquer forma, este é único lugar onde esta linha pode ser encontrada; outros documentos inclusive o livro de Eade e o Chesslive Online Database dão os movimentos indicados aqui. Portanto presume-se que Mammoth está errado neste ponto. Note que ainda assim após o lance 20 a posição continua a mesma que a real.

19. e5!

Este lance sacrifica a outra torre. Mais importante porém é que este lance impede a dama preta de proteger o peão preto de g7, na verdade a dama preta não será capaz de retornar tão facilmente e defender o rei preto de qualquer maneira. Isto também prepara um perigoso possível ataque: 20. Cxg7+ Rd8 21. Bc7#.

19...Dxa1+ 20. Re2

Neste ponto o ataque preto perde completamente sua força; as pretas têm uma dama e um bispo na última fileira, mas não pode efetivamente lançar um ataque imediato contra as brancas enquanto as brancas têm um poderoso arranjo de peças prontas para atacar.Segundo Bill Wall, Kieseritzky desistiu neste ponto. Huebner nota que em um artigo de Friedrich Amelung no jornal Baltische Schachblaetter, 1893, continha a informação de que Kiesertizky provavelmente jogou 20... Ca6, mas Anderssen então anunciou os movimentos de mate. De qualquer forma, suspeita-se que os últimos poucos movimentos nunca foram jogados no tabuleiro do jogo original.

20...Ca6

Este movimento provavelmente foi feito para prevenir 21. Cc7, que forma um garfo entre o rei e a torre preta, também impedindo o bispo de ocupar a casa c7 como parte do ataque que resultaria em mate, mas as brancas ainda tem um outro ataque possível. O lance 20...Ba6 seria bem melhor para as pretas.
                          A partida imortal

21. Cxg7+ Rd8 22. Df6+
Um sacrifício de dama para coroar os antecedentes sacrifícios de bispo e duas torres, e as pretas não podem evitar tomar a dama.

22...Cxf6 23. Be7# 1-0
No fim, as pretas estão com muito mais material: uma dama e duas torres além de manter o par de bispos, enquanto têm apenas um peão a menos. Mas, o material não ajudou as pretas. As brancas foram capazes de usar suas peças remanescentes, dois cavalos e um bispo, para forçar mate.

Savielly Tartakower descreveu a partida como "um bonito jogo".



"Simplesmente a alma e a essência do xadrez está sem duvidas impregnada nessa partida!"
 (Jefersson de Campos)





domingo, 30 de dezembro de 2012

Chess Oscar Pinhaloense 2012





Esse ano aconteceu a primeira Edição do Chess Oscar Pinhaloense, para a escolha dos principais enxadristas da cidade de Pinhalão-Pr no ano de 2012.
Em votação aberta no Blog Xadrez Pinhalão, sete enxadristas concorreram ao premio de: Melhor Enxadrista Feminina, Melhor Enxadrista Masculino e Revelação do Ano.
Os indicados foram:

Natalia Depizzol 
Poliana Luz
Isabela Oliveira
Larissa Moraes
Julio César
Fabio Junior 
Jefersson de Campos
Sabrina Depizzol

Após mais de uma semana de votação, temos os resultados:

Melhor Enxadrista Feminina 2012

Terceiro Lugar: Isabela Oliveira - 15%

Segundo Lugar: Poliana Luz - 16%

Primeiro Lugar: Natalia Depizzol - 69%

Terceiro Lugar no Chess Oscar: Isabela Oliveira



Segundo Lugar no Chess Oscar: Poliana Luz ( de azul)



                                       
Primeiro Lugar no Chess Oscar: Natalia Depizzol

                                     



Melhor Enxadrista Masculino 2012

Terceiro Lugar: Julio Cesar - 4%

Segundo Lugar: Fabio Junior - 10%

Primeiro Lugar: Jefersson de Campos - 86%

Primeiro Lugar Chess Oscar: Jefersson de Campos





Revelação do Ano:

Terceiro Lugar: Larissa Moraes - 21%

Segundo Lugar: Julio César - 28%

Primeiro Lugar: Sabrina Depizzol - 51%


Parabéns a todos os indicados e a todos os vencedores!

Ano que vem tem a Segunda Edição do Chess Oscar Pinhaloense

Agradecemos o apoio do Site Tabuleiro de Xadrez e Blog Xadrez Pinhalão!

X3D Match: Garry Kasparov x X3D Fritz


Olá Amigos! Hoje vamos analisar a primeira partida entre Kasparov x  X3D Fritz, jogada em Nova Iorque no dia 11-11-2003

Esse match entre o Melhor Jogador de Xadrez da Historia, e o Computador mais forte da epoca, Deep Fritz, foi o primeiro match entre Homem x Maquina a acontecer em um ambiente totalmente virtual 3D.




Evento: X3D Match: Man x Machine 2003
Brancas: Garry Kasparov
Negras: X3D Fritz
Local: New York
Resultado: 1/2-1/2

Maior da Historia Garry Kasparov





1.Cf3 d5 2.c4 c6 3.d4 Cf6 4.Cc3 e6 5.e3 Cbd7 6.Dc2 Bd6 7.g4 

Esta não é a primeira vez que Kasparov usa esta variante contra os Monstros de Silício. Obviamente ele acredita que a mistura de posições táticas e posicionais, algo típico nessa linha, é difícil para o computador. 

7...Bb4 

Uma das possíveis continuações. As pretas perdem um tempo, porém em face da ameaça g4-g5 é importante garantir a casa e4 para o Cavalo. Outros lances também têm pontos positivos e negativos. O lance 7...dxc4 foi jogado por Deep Junior na primeira partida do duelo anterior entre Kasparov Vs Máquina. Este lance dá a casa de fuga d5 para o Cavalo, entretanto as brancas obtêm superioridade no centro e o Bispo delas toma o Peão de c4 em um lance. Uma linha muito aguda aparece após 7...Cxg4 8.Tg1 Por razões lógicas quem dá as ordens aqui é as brancas, mas provavelmente o computador não leva este fator em consideração. 

8.Bd2 

[É errado 8.Bd3?! dxc4 9.Bxc4 b5 10.Bd3 Bb7 seguido por c6-c5 e as pretas ativam seu jogo explorando o tempo ganho graças aos movimentos do Bispo das brancas.] 

8...De7 

[8...b6 é usualmente respondido por 9.cxd5 exd5 (se 9...cxd5 10.g5 Bxc3 11.Bxc3 Ce4 12.Bb4 o Rei preto permanecerá no centro por um longo tempo e sera difícil para as brancas conectarem suas Torres, ao passo que as brancas são capazes de resolver este problema com Bd3 e Re2) 10.g5 Cg8 (10...Bxc3 11.Dxc3 perdendo o Peão de c3) 11.Da4 Bxc3 12.Bxc3 e as brancas têm ligeira vantagem graças ao par de Bispos e às possibilidades de ativar o jogo no centro ou na ala do rei (0–0–0, Bd3, e3-e4 ou h2-h4-h5).] 

9.Tg1 

[As partidas Gelfand - Kramnik, Berlin 1996 e Kempinski - Novikov, Koszalin 1999 mostraram que após 9.a3 Bxc3 10.Bxc3 b6 11.Bd3 Ba6! As pretas conseguem bom contra-jogo. Se 9.Bd3 as pretas podem replicar 9...e5!? exibindo a outra idéia do lance anterior. Após 9.cxd5 exd5 10.Bd3 as pretas podem mudar de idéia e capturar em g4 (enquanto que se 10.g5 Bxc3 tomar em c3 com a Dama é tolice e após 11.Bxc3 Ce4 a posição fica similar a uma que ocorreu na partida, porém o Bispo de casas claras das pretas já está livre.) ] 

9...Bxc3 

[Após 9...b6 segue 10.cxd5 cxd5 (ou 10...exd5 ) 11.Bd3 seguido por g4-g5 é um tanto desagradável.] 

10.Bxc3 Ce4 11.0–0–0!? 

Um novo lance. [11.Bd3 tem sido testado, ao que segue 11...Cxc3 12.Dxc3 dxc4 13.Bxc4 0–0 e as pretas obtêm contra-jogo suficiente, avançando seus peões da ala da dama.] 

11...Df6 

Tomar em c3 só serve para trocar a única peça ativa preta. 

12.Be2 

Em g2 o Bispo bloquearia a Torre, mas agora Fritz tem uma chance para demonstrar o quanto é ávido. 

12...Cxf2?! 

Poucas pessoas tomariam esse peão, especialmente contra Kasparov. Conseguintemente esse lance revela a substância não humana de Fritz. 

13.Tdf1 Ce4 

As brancas mobilizaram todas as suas forças, ao passo que as pretas possuem de fato somente duas peças no jogo e certamente teria sido melhor, para a Dama, nunca ter saído de sua posição inicial. Porém essas são reflexões humanas. 

14.Bb4! 

[14.Ce5 Dg5 15.Cxf7 Dxe3+ 16.Bd2 (16.Rb1? 0–0!) 16...Cxd2 17.Dxd2 Dxd2+ 18.Rxd2 0–0 19.Cd6 as brancas possuem alguma compensação pelo peão. Entretanto Kasparov quer mais - e ele está certo.] 

14...c5! 

[As pretas não podem deixar de fazer esse avanço, por exemplo, 14...b6 15.g5 Dd8 (15...Dg6?? 16.Ch4; 15...Df5 16.cxd5 cxd5 17.Bb5) 16.cxd5 cxd5 17.Dc6 Tb8 18.Ce5+-] 

15.cxd5 

[Para 15.dxc5 as pretas teriam respondido 15...De7 como na partida.] 

15...exd5 

[É mau 15...cxb4 16.Dxe4 acresce-se mais um problema a seus tantos outros, agora as pretas têm um ponto fraco em e6.] 

16.dxc5 De7! 

[No caso de 16...0–0 17.c6 bxc6 18.Bxf8 Rxf8 19.Cd2 De5 20.Cxe4 pretas perdem uma qualidade e além disso elas entrariam em um final perdido após 20...dxe4 21.Bc4! o ataque das brancas também está forte.] 

17.Cd4 

Este lance natural era necessário. [E após 17.Ba3 Cexc5 (é errado 17...Cdxc5?! 18.Cd2 e os cavalos pretos estão em má situação) 18.Dc3 0–0 a situação para 19.Cd4 é menos favorável.] 

17...0–0 

As pretas fazem o roque, embora perdendo uma Torre. [É perigoso 17...Cdxc5 18.Bb5+ Bd7? (18...Rf8 é o menos mau) 19.Bxc5 Cxc5 (19...Dxc5 20.Bxd7+ Rxd7 21.Txf7+) 20.Cf5 Df8 21.Cxg7+ Dxg7 22.Dxc5 e as brancas ganham; O lance Cf5 pode ser prevenido com 17...g6 mas após 18.Bf3 a vantagem de desenvolvimento das brancas pode tornar-se muito grande.] 

18.Cf5 De5 19.c6 bxc6 20.Bxf8 

[As brancas não podem jogar 20.Ce7+ Rh8 21.Cxc6 por causa de 21...Dg5! com contra-ataque no peão de e3.] 

20...Rxf8! 

Planejando ativar o Cavalo por meio de Cdc5 [Após 20...Cxf8 21.Bd3 a posição preta está passiva.] 

21.Cg3! 

Kasparov troca suas peças menores. [É arriscado 21.Dxc6 Tb8 22.Dc2 Cdc5 e as peças pretas estão presas na ala do rei, enquanto que as pretas estão prontas para o ataque na ala oposta.] 

21...Cdc5 

Naturalmente as pretas tentam manter seu posto. 

22.Cxe4 Cxe4 23.Bd3 Be6! 24.Bxe4 dxe4 25.Tf4 Bd5 

A vantagem material branca é mínima. O Bispo preto protege todos os peões fracos. Mantendo suas peças maiores, as brancas podem criar ameaças para o Rei preto, tomando cuidado com o próprio Rei também. Mas essa realização não seria fácil. 

26.Dc5+ Rg8 27.Tgf1 Tb8 28.T1f2 Dc7 

As brancas estavam ameaçando capturar em f7. 

29.Tc2 

As brancas não estão tentando tomar em d5 em vista da resposta ...Dxf4! Certamente Kasparov não conta com o erro de Fritz. Tc2 é um bom lance posicional. 

29...Dd7 30.h4?! 

Esquecendo da notável característica do adversário. [Era melhor 30.b3 embora fique difícil converter a vantagem branca em vitória.] 

30...Dd8! 

Sim, Fritz é ganancioso, entretanto ele não é bobo. [O imediato 30...Bxa2 teria sido errado por causa de 31.Dxc6 Dd8 (a troca das Damas levaria a um final perdido) 32.Dc7! Df8 33.Txe4±.] 

31.g5 Bxa2 32.Txe4 

[É mau 32.Dxc6? Bb3 e se 33.Td2? Da5; talvez a última chance para ganhar fosse 32.Td2 De8 33.h5!? com idéia de g6(não 33.Dxa7 Bd5 seguido de Ta8) ] 

32...Dd3 

As pretas ativaram a sua Dama e agora o empate por xeque-perpétuo está próximo. 

33.Td4 Dxe3+ 34.Tcd2 

[34.Tdd2? repentinamente perde para 34...Txb2!! 35.Txb2 (35.Dxe3 Tb1#; 35.Rxb2 Db3+ 36.Rc1 Db1#) 35...Dxc5+] 

34...De1+ 

[Somente um ser humano é capaz de não ver 34...Bd5?? 35.Txd5] 

35.Td1 

[Evitando a derrota, por exemplo, 35.Rc2 Bb1+ 36.Rc3 Dc1+] 

35...De3+ 36.T1d2 Dg1+ 37.Td1 

Empate por comum acordo. ½–½







quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

World Chess Championship 1966 - Quarta Partida

                          World Chess Championship 1966 - Quarta Partida
                                             Uma Surpresa Catalã


Expectativas para a próxima partida


No dia 15 de abril de 1966, Petrosian e Spassky jogaram a melhor partida do Campeonato Mundial até agora. Foi um jogo muito interessante, vendo um Spassky mais incisivo no ataque e um Petrosian utilizando elementos táticos e combinações de peças pesadas para forçar uma combinação de empate. Um desses elementos foi à formação do famoso Canhão de Alekhine por parte do armênio que mesmo utilizando essa forte combinação a utilizou para chegar a um empate.
Spassky jogou como o mundo queria, foi agressivo, deixou Petrosian em posições restritas e fechadas com poucas possibilidades, mas mesmo assim não conseguiu obter a vantagem necessária para sair da partida com um ponto de vantagem sobre o atual campeão do mundo. Mesmo sendo melhor em alguns pontos, Spassky sabe que deixar Petrosian em posições restringidas e fechadas pode não ser uma boa alternativa, visto que seu adversário adora essas posições. Uma alternativa viável para o russo na próxima partida que aconteceu dia 18 de abril de 1966 é deixar seu adversário com um pouco mais de espaço para jogar e assim o próprio Spassky terá mais alternativas para tentar destruir a forte defesa do detentor do título mundial.
Na quarta partida do mundial, Petrosian estará de brancas, enquanto Spassky jogará de negras. Analisando as três primeiras partidas, provavelmente Petrosian desenvolverá seu jogo dentro das linhas do Gambito da Dama, enquanto Spassky poderá forçar o jogo na coluna "d" que possivelmente ficara semi-aberta após possível aceita do gambito proposto pelas brancas.

Como está o Match até agora?

Até o momento já se foram três partidas validas pelo Titulo de Campeão do Mundo de 1966. Na primeira partida, tivemos um jogo meio chato, onde ambos os enxadristas se estudaram mutuamente, desenvolvendo um jogo sem muitas possibilidades para ambos os jogadores.
Na segunda partida, tivemos um jogo mais disputado. Spassky foi mais agressivo e um pouco mais objetivo, mas isso não foi suficiente para vencer o forte e monótono jogo de Petrosian.
Na terceira partida, tivemos o principal jogo da rodada com vários elementos táticos interessantes mesclando elementos táticos e posicionais até chegarem a uma posição de empate.

Analisando superficialmente, Spassky é mais objetivo e mais agressivo que Petrosian que emprega seu estilo de jogo único e inconfundível, sabendo que os empates são excelentes e que com isso cansara seu adversário e sabe que com isso o ponto da vitória chegará cedo ou tarde.

Resultado Parcial do Match
Boris Spassky ½ - ½ Tigran Petrosian
Tigran Petrosian ½ - ½ Boris Spassky
Boris Spassky ½ - ½ Tigran Petrosian

Tigran Petrosian: 1½
Boris Spassky: 1½


T.Petrosian demonstra seu jogo posicional impacável e mantêm sua estrategia


B. Spassky vem jogando bem, mas não consegue penetrar de maneira eficiente e decisiva a forte defesa de Petrosian




[Event "Mundial 1966”]
[Date "1966.04.18"]
[Round "4"]
[White "Petrosian"]
[Black "Boris Spassky"]
[Result "1/2-1/2"]
[Comentários: “CM Jefersson de Campos"]




1. c4 e6 2. g3 d5 3. Bg2 Nf6 4. Nf3 Be7 5. O-O O-O 6. d4 {Petrosian escolhe para
a quarta partida do Match pela Coroa Mundial, a Abertura Reti Variante
Neo-Catalan, o que seria uma Abertura Reti transposta para uma Abertura Catalã,
que é uma derivação do Gambito de Dama, tornando o jogo mais estratégico após a
entrega do peão de c para destruir o centro forte das negras. Atualmente poucos
jogadores de ponta utilizam essa abertura. Os ultimos jogadores a utilizar essa
abertura foi Kasparov contra Korchnoi na semi final do torneio dos candidatos e
Kramnik no Mundial de 2006. Uma continuação jogável seria: 6.d3 c6. Essa
abertura foi uma surpresa no match, já que todos apostavam uma partida dentro da
linha principal do Gambito de Dama. Essa surpresa pode render bons frutos a
Petrosian}

Após 6.d4



 6... c6 {Spassky poderia jogar: 6...dxc4 7.Dc2 , obtendo uma posição
de igualdade, podendo aproveitar a investida através da coluna "d" semi-aberta,
transpondo para as linhas do Gambito de Dama aceito.}

7. b3 {(7...c5  8.e3) igualdade}

7... b6 8. Bb2 Bb7 9. Nc3 Nbd7 10. Qc2 Rc8 11. Rad1 b5 12. c5 {Após esse avanço do peão, Petrosian começa a ganhar espaço no campo de batalha, travando o centro de tabuleiro. Nesse momento o Bispo negro das casas brancas se encontra preso pelas próprias peças e será preciso uma manobra demorada para coloca-lo novamente na partida. Petrosian por sua vez, poderá aproveitar toda a força proveniente de seus cavalos para causar danos na estrutura de Spassky.}


12... b4 {Spassky ameça ganhar material com: bxc3.}

13. Na4 Ba6 14. Ne1 Bb5 15.Nd3 a5 16. a3 bxa3 17. Bxa3 {As brancas podem ter alguns problemas provenientes do peão  solitário de b3, visto que terão que disponibilizar a esse peão uma proteção, deixando as negras com tempo para pensarem e organizarem um ataque pela ala da dama.}

17... Rb8 {Digna de consideração seria: (17...Dc7  18.Tfe1)}


18. Rb1 Re8 19. Nc3 Ba6 {As brancas se encontram com poucas possibilidades e tentam se proteger de uma provável investida das negras pelas colunas "a" e "b". O Cavalo branco de "c3" se encontra amarrado. Petrosian poderia igualar o jogo com: (19...Bxd3  20.exd3  Cg4  21.Ce2 )}

Posição após:  19...Ba6



20. Rfd1 Bf8 21. e4 dxe4 22. Nxe4 Bxd3 23. Qxd3 Nd5 24. Rdc1 N7f6 25. Nd6 Bxd6 26. cxd6 {Após uma sequência de trocas, Petrosian coloca um peão passado na coluna "d" com um dobramento de peão, com tudo o Bispo de a3 que controla a diagonal a3-f8 fornece proteção necessária. Spassky por sua vez, tem um peão mal colocado em c6, obrigando a dama negra a se sobre carregar  na proteção das casas c6-d7.}

26... Qd7 27. Qa6 {As brancas pressionam o peão debilitado de "c6" ameaçando o ganho de material com Dxa5}


27... Rec8 28. Qxa5 Ne8 29. Qc5 Rb5 30. Qc4 Rbb8 31. Qc5 Rb5 {Repetição proveniente da posição.}

 32. Qc4 h6 33. Rc2 Rbb8 {(33...Ta5  34.Bc5 ) Teríamos uma posição de igualdade.}

34. Rbc1 Nxd6 35. Bxd6 Qxd6 36. Bxd5 exd5 37. Qa4 Rb6 38. Rc5 Qe6 39. b4 Rcb8 40. Rxc6  Rxc6 41. Qxc6 {Ambos jogadores concordaram empate pois seguiria: 41...Dxc6  42.Txc6  Txb4. Chegando assim em um final de Torre, mesmo Spassky ganhando um peão de vantagem com: 43.Rf1 Txd4  44.Re2, seguiria uma sequência com combinação de empate.} 1/2-1/2

1/2-1/2




O Match pelo Campeonato Mundial, chega ao fim de sua quarta partida e ainda faltam vinte partidas para chegarmos ao fim. As partidas estão ficando interessantes. Petrosian nessa ultima partida, adotou uma atitude interessante, jogando uma abertura que pouca gente esperava, Spassky se segurou bem, pressionou a coluna semi-aberta de "b", mas novamente não teve sucesso, enquanto Petrosian continua jogando seu jogo calmo e posicional. Em todas as partidas um dos lados consegue uma posição melhor, mas não conseguem converter em chances claras e objetivas de vitória. Algumas pessoas, dizem que o match foi combinado... Darei minha opinião mais adiante, mas deixo claro que algumas posições são fontes necessárias de estudos, pois algumas dessas posições são complexas e mesmo que Petrosian tenha chance de obter uma clara vantagem ele continuara com seu jogo fechado, pois é adepto da filosofia: Que é mais seguro ter meio ponto do que voltar pra casa sem nenhum. Spassky por sua vez, poderia arriscar um pouco mais, visto que ele é o desafiante e não tem nada a perder com isso, se ganhar ele será o novo campeão mundial, se perder, bem continuara sendo o segundo melhor jogador do mundo posição que já tinha antes do match, então poderia começar a arriscar um pouco mais...





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terça-feira, 25 de dezembro de 2012

World Chess Championship 1966 - Terceira Partida


                         World Chess Championship 1966 - Terceira Partida
                                        O Canhão de Alekhine Armênio





Rápida visão do que já aconteceu.

É uma manhã de 15 de abril de 1966. O mundo novamente para acompanhar mais um embate pelo Titulo Mundial. Após duas partidas, o encontro permanece empatado em 1 a 1. Na primeira partida, os enxadristas se estudaram dentro das linhas complexas da Defesa Caro-Kann, levando a partida para um empate morno, muito a quem ambos poderiam mostrar.
Na segunda partida, Petrosian mostrou toda a maestria em seu jogo posicional elegendo para o encontro a Abertura Gambito de Dama. Na partida em questão, Spassky foi superior ao atual campeão mundial que por diversas oportunidades ficou contra a parede contra o jogo moldado do russo, que obteve algumas vantagens durante a partida, mas não conseguiu as reverter em claras vantagens capaz de estragar os planos de Petrosian.
Um dos comentaristas do embate foi o grande Mikhail Tal, que após o termino do evento, reuniu todas as partidas comentadas em um livro. Na ocasião, Tal relatou a algumas pessoas que a estratégia do Campeão Mundial Petrosian era justamente cansar Spassky, sabendo de sua baixa qualidade em Match, apostando no cansaço do russo após a décima partida. Qualidade em match que seria aflorada três anos mais tarde quando o próprio Spassky tornou desafiar Petrosian pela Coroa de Campeão do Mundo de 1969. Sabendo da estratégia de Petrosian, Spassky queria conseguir abrir pelo menos um a um ponto e meio de vantagem antes da décima partida, assim poderia jogar com tranqüilidade até o final tendo certeza que os empates seriam ótimos ao seu favor no decorrer do encontro.


O que esperar do terceiro encontro?

No terceiro jogo, Spassky entrará jogando de brancas, o que possibilita ao russo levar o jogo para as linhas das aberturas de e4, podendo levar o jogo para as linhas sanguinárias do refutado Gambito de Rei que sempre foi usado com algum sucesso por Spassky. Petrosian por sua vez, jogando de negras, dificilmente entrará nas linhas do Gambito de Rei, muito menos nas linhas da Defesa Siciliana. Petrosian, certamente optará por jogar Defesa Caro-Kann que se adapta de maneira mais uniforme dentro de seu estilo de jogo.
Antes do mundial, Petrosian optou em utilizar a Defesa Francesa em alguns encontros, digo que o mesmo obteve resultados convincentes dentro das linhas da Francesa e os fãs de Petrosian estão aguardando com muita expectativa a utilização das linhas travadas e teóricas da defesa.
Caso as expectativas serão compridas, certamente o encontro se encaminhará novamente para um empate.



Partida 3

[Event "Mundial 1966”]
 [Date "1966.04.15"]
[Round "3"]
[White "Boris Spassky"]
[Black "Petrosian"]
[Result "1/2-1/2"]
[Comentários: “CM Jefersson de Campos"]

1. e4 c6 2. d4 d5 {Como esperado, Petrosian joga novamente a Defesa Caro-Kann}.
Como no primeiro jogo do Match}

3. exd5 cxd5 4. c4 {Spassky adota uma atitude diferente da vista na primeira partida quando teve que enfrentar a mesma Caro-Kann. Dessa vez o russo optou em jogar o Ataque Panov-Botvinnik. O Ataque se inicia com 4.c4. Sistema este que transforma a linha da Caro-Kann em um Gambito de Dama, dando as brancas bom desenvolvimento central, e boas chances de ataque. O Ataque Panov- Botvinnik, já foi considerado a refutação final da Defesa Caro-Kann.}


Ataque Panov-Botvinnik após 4.c4



4... Nf6 {Petrosian continua com: 4...Cf6 , que atualmente é considerada a refutação ao Ataque Panov- Botvinnik. Com isso, Petrosian evitará a situação de peão isolado da  dama.}

5. Nc3 e6 {Petrosian opta em adiantar um lance, já que o lance mais natural seria: 5...Cc6. Com esse lance 5...e6 .As negras tem uma posição restringida e se o lance natural fosse seguido as negras igualariam a posição.}

6. Nf3 Be7 7. cxd5 Nxd5 8. Bc4 {Spassky continua seu desenvolvimento de peça de uma maneira mais agressiva, colocando uma forte pressão na casa central de d5 e e5, alcançando assim uma posição ativa dentro da partida}

 8... Nf6 {Com esse recuo as brancas tem uma posição muito ativa. Uma jogada interessante seria: 8...Cc6}

 9. O-O {No dia da partida, algumas pessoas disseram que Spassky tinha lances melhores, como por exemplo continuar a pressão central. Eu compartilho que o roque foi a melhor opção pois além de melhorar a segurança do Rei, tem a possibilidade de pressionar o centro com a Torre.}


Após 9.0-0



9...O-O {Petrosian segue o mesmo conceito de Spassky...}

10. Qe2 {As brancas continuam com uma posição muito ativa, abrindo possibilidade de conexão de Torres.}

10... Nc6 11. Be3 Na5 {As negras continuam com uma posição restrita. Seria interessante analisar com mais tempo: (11...Da5  12.Bd2 Dd8  13.De3 )}


12.Bd3 b6 13. Bg5 Bb7 14. Rad1 {Spassky continua com os planos de inicio de jogo
 que é forçar pelo centro, desenvolvendo um ataque energético nas colunas "d","e" e "f".}

14... Rc8 15. Rfe1 {Spassky opta por terminar a conexão das Torres, mas um lance bom seria: 15.Ce5  Cc6. Abrindo mais um pouco a posição atacando incisivamente o centro do tabuleiro e as alas, obrigando Petrosian restringir a posição recuando cavalo}


Após 15.Tfe1


 15... h6 16. Bc1 Bb4 {As negras ameaçam ganhar material com: Bxc3. A igualdade chegaria com: (16...Cc6  17.Bf4 )}

17. Bd2 Bxc3{(17...Bxf3  18.Dxf3  ( 18...Cc4  19.Bc1 ) Seria uma posição considerável para se obter a igualdade}

18. bxc3 {As brancas tem uma forte parede montada na ala da dama, dificultando o trabalho das negras, principalmente do cavalo de a5 negro}

18... Qd5 19. Qf1 {(19.Ta1 Tfd8 ) Igualdade}

19... Qxa2 20. Ne5 {( 20.Ta1  poderia ser uma alternativa viável  20...Dd5  21.Tab1 )}

 20... Nb3 {Petrosian ameaça ganhar material}

 21. Re2 Nxd2 22. Rexd2 Qd5 23. c4 {Spassky ameaça ganhar material}

23... Qd6 24. Qe2 {(24.Bb1  Tfd8 )}

 24... Rfd8 25. h3 {Controla a casa g4 contra possíveis infiltrações por parte das negras.}

25... Nd7 26. Ng4 h5 {Petrosian ameaça ganhar material: hxg4 (26...Df4  27.Bc2 )}

 27. Ne3 g6 {Cobre f5 para o avanço do peão para um Ataque a Baioneta}

28. Ra2 Ra8 {(28...a6 29.Tb2 )}

 29. Qc2 Kg7 30. Be4 Bxe4 31. Qxe4 Nf6 32. Qh4 {(32.Db7 a5)}

 32... Rd7 33. Rad2 Rad8 Petrosian, termina a formação do famoso Canhão de Alekhine( Canhão de Alekhine, é uma formação específica que pode ser criada durante o transcorrer de uma partida e que possui importantes vantagens de natureza tática.  A idéia consiste na criação de uma pesada artilharia com a alinhamento entre as duas torres e a dama em uma única coluna, possibilitando efetuar grandes danos ao enxadrista adversário.) Essa formação raramente aparece em partidas de Petrosian.


 34. Rd3 a6 {(34...a5  35.Rb1 )}

35. Qg5 Ne4 {Lance muito inteligente de Petrosian, pois centraliza cavalo enquanto expulsa Dama da casa g5}

Após 35.Ce4



 36. Qh4 Nf6 {Repetição de lances, que podem levar a um empate.}

 37. Rb3 Qc7 38. d5 {(38.Tb2  a5 )}

38... Qe5 39. Rxb6 exd5 40. Nxd5 Nxd5 41. cxd5 Rxd5 42. Qxd8 Rxd8 43. Rxd8 Qe1+ 1/2-1/2
Ambos concordaram com o empate.
Após 43...De1+  1/2- 1/2



"No meu ponto de vista, foi a melhor partida até agora do Campeonato Mundial. Vimos um Spassky saindo um pouco da teoria e jogando o que a posição realmente pedia, conseguiu colocar Petrosian em posições restritas como nas duas partidas anteriores, mas não conseguiu converte as mesmas em vantagens decisivas para obter o ponto da vitória. Petrosian por sua vez, jogou dentro do esperado as linhas da Caro-Kann e pareceu um pouco perdido quando o Ataque Panov-Botvinnik entrou em ação, mas rapidamente conseguiu se colocar de maneira sólida e eficiente dentro da partida. Como Fischer disse uma vez: " Petrosian sabia detectar e afastar o perigo vinte jogadas antes que este surgisse."
A formação do Canhão Alekhine para muitos enxadristas representa um passo para vitória e uma maneira de jogar agressivamente, mas Petrosian ao formar tal jogada, deu a ela um caráter posicional encontrando através dela uma seqüência perfeita para o empate.” 
                                                        (CM Jefersson de Campos)






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