quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Capablanca e K² - Os maiores de Todos os Tempos


Em 2006, mais precisamente no dia 02 de junho, um artigo denominado "Computadores Escolhem: Quem foi o Jogador mais Forte?" foi publicado no Journal AIV. Esse artigo foi apresentado também na 5ª Conferência Internacional de Informática e Games, 29-31 maio 2006, Turim, Itália .

No dia 30 de outubro de 2006, esse mesmo artigo foi publicado no site Chessbase.com.

O artigo causou muita polêmica na epoca, pois segundo os especialistas em xadrez, Garry Kasparov e Fischer são considerados os maiores jogadores de todos os tempos, tendo José Raúl Capablanca um pouco atrás, porém o cubano é colocado como o melhor da história por alguns especialistas. Assim teriamos, Kasparov, Fischer e Capablanca como os maiores e Carlsen,Karpov, Anand,Tal, Petrosian, Lasker, entre outros vindo logo atrás.

Porém o artigo publicado mostra algo diferente. Quando os computadores analisaram as DataBases dos grandes campeões mundiais, chegaram a um resultado diferente. Para os computadores, José Raúl Capablanca é tido com o jogador mais forte de todos os tempos, tendo Vladimir Kramnik  e Anatoly Karpov, respectivamente como segundo e terceiro jogadores mais fortes.

Abaixo o artigo completo... Vale lembrar que o artigo é de 2006, portanto antes do gênio Carlsen aparecer.

Kramnik e Karpov, dois dos três mais fortes jogadores da história segundo artigo

Capablanca o mais forte de todos os tempos segundo artigo

Quem é o melhor jogador de xadrez de todos os tempos? Os jogadores de xadrez também se interessaram por esta questão para a qual não há fundamento, resposta objetiva, porque requer uma comparação entre os jogadores de xadrez de diferentes eras que nunca se encontraram em toda a linha. Com o surgimento de programas de xadrez de alta qualidade a possibilidade de uma tal comparação objetiva surge. No entanto, os computadores até agora foram utilizados principalmente como uma ferramenta para a análise estatística dos resultados dos jogadores.
Nossa abordagem foi diferente: estávamos interessados ​​em qualidade de jogo dos jogadores de xadrez, independentemente do resultado do jogo, que avaliamos com a ajuda de computador analisa de jogadas individuais feitas por cada jogador. Um método para avaliar a dificuldade de posições foi projetado, a fim de ter em conta as diferenças de estilos dos jogadores e para compensar o fato de que os jogadores posicionais calmas em seus jogos típicos têm menos chance de cometer erros táticos graves do que os jogadores táticas agressivas. Também damos uma metodologia cuidadosamente escolhido para o uso de programas de computador de xadrez para avaliar a verdadeira força de jogadores de xadrez.
Os quatorze clássico da versão Campeões do Mundo, desde o primeiro Campeonato Mundial de Xadrez, em 1886, até o presente, foram avaliados. Jogos para o título »Campeão Mundial de Xadrez", em que os jogadores disputavam ou estavam defendendo o título, foram selecionados para análise. Vários critérios diferentes foram projetados. A base para a avaliação foi a diferença entre os valores de posição resultantes das jogadas feitas pelo ser humano e os movimentos escolhidos como o melhor pelo programa de xadrez. Também foi calculado o número médio de erros e observaram como é que os jogadores executam eles proporcionando que todos lidam com posições igualmente complexos. As nossas análises, entre outras coisas, também mostram claramente que a percentagem de melhores movimentos tocadas depende posição analisados ​​em si e que está em correlação muito alta com a diferença de dois movimentos melhores avaliações (de acordo com o computador): quanto maior for a diferença entre as melhores dois movimentos avaliações - o que é mais fácil para encontrar a melhor jogada. Ao observar a quantidade de material média, durante os jogos, tentamos determinar jogadores inclinação para simplificar posições.


Geralmente, a nossa análise do computador parece ter produzido resultados sensíveis que podem ser muito bem interpretados por um especialista em xadrez. De qualquer forma, muitos vão achar alguns dos resultados bastante surpreendente. O vencedor de acordo com o critério principal, onde medimos desvios médios entre as avaliações de jogadas feitas e se move melhor avaliados de acordo com o computador, é José Raul Capablanca, o 3º Campeão do Mundo.
Como fizemos no estudo, este resultado deve ser interpretado à luz do comparativamente baixa complexidade dos cargos em jogos de Capablanca. De qualquer forma, ele também estava no topo de acordo com outros critérios, onde medimos qualidade de jogo e só foi batido de acordo com um critério (embora muito importante), ou seja, a qualidade do jogo, desde que todos os jogadores que, com posições igualmente complexas, pelo presente Campeão do Mundo, Vladimir Kramnik. Ambos Capablanca e Kramnik distintamente desviado do resto dos jogadores.
Separatelly, realizamos a análise do último Campeonato Mundial entre Kramnik e Topalov. Os resultados (perda por jogada dizer: Kramnik 0,1220, Topalov 0,1328; apenas os jogos com controle de tempo clássico foram tidas em conta) dizer que o jogo de Kramnik foi um pouco melhor, enquanto que a qualidade geral do jogo na partida foi no nível bastante decente (comparando para outros jogos do Campeonato do Mundo), embora o registro (de 0,0903 no jogo de Londres 2000 contra Kasparov Kramnik) não estava realmente em perigo. Note-se que quanto menor este medir melhor o desempenho.
O programa de xadrez Crafty foi utilizado para realizar as análises. Precisávamos de um programa de código aberto, a fim de modificá-lo ligeiramente, como é descrito no artigo. Pode-se argumentar que Crafty é mais fraco do que pelo menos alguns dos quatorze campeões do mundo que foram levados em consideração. No entanto, no total mais de 37.000 posições foram avaliados e até mesmo se as avaliações não são sempre perfeita, para a nossa análise, eles só precisam de ser suficientemente precisa, em média, uma vez que pequenos erros ocasionais cancelar através média estatística. De qualquer forma, gostaria de encorajar outros pesquisadores que possam ter acesso ao código fonte dos mais fortes programas de xadrez comerciais, para modificar e executá-los na forma como proposta, a fim de obter uma comparação entre vários motores diferentes também.

O critério básico para a avaliação de Campeões do Mundo foi a diferença média entre jogadas feitas e jogadas mais bem avaliados pela computador. Segundo essa análise, o vencedor foi o terceiro campeão mundial, José Raul Capablanca. Este resultado deve ser interpretado à luz do comparativamente baixa complexidade dos cargos em jogos de Capablanca que é bastante em linha com as avaliações conhecidas na literatura de xadrez de seu estilo. Por exemplo, Garry Kasparov em seu conjunto de livros meus grandes Predecessores ao comentar jogos de Capablanca especula que Capablanca, ocasionalmente, nem sequer se preocuparam para calcular profundas variações táticas. O cubano simplesmente preferiu jogar movimentos que eram claras e posicionalmente tão fortemente justificaram que o cálculo das variações não era simplesmente necessário. Ele também descreve Capablanca com as seguintes palavras: "Ele planejou para ganhar os mais importantes torneios e partidas, indo invicto há anos (de todos os campeões, ele perdeu os jogos menor número)." E "seu estilo, um dos mais puros, mais de cristal -clear em toda a história do xadrez, surpreende um com sua lógica ".

Os resultados da medição da taxa asneira são semelhantes. Nós esperávamos que os jogadores de posição para melhor por este critério desempenho do que os jogadores táticos, uma vez que em posições tranquilas havia menos oportunidades para asneira. Observe o resultado de Tigran Petrosian excelent que é amplamente conhecido como um jogador posicional puro. Em conformidade com essa observação, Steinitz, que viveu em uma época de tática xadrez romântico, tomou claramente último lugar.

Capablanca é conhecida por jogar um jogo de xadrez 'simples' e evitar complicações, embora seja comum que Steinitz e Tal enfrentou muitas posições "selvagens" em seus jogos. Os resultados da medição complexidade coincidem claramente com esta opinião comum.

O método para assesing a complexidade de posições é descrito em detalhe no artigo original (ver também a referência abaixo). Gráfico de erros cometidos por jogadores de diferentes níveis de complexidade indica claramente a validade da medida escolhida de complexidade dos cargos; os jogadores fizeram pequenos erros nas posições simples, e a taxa de erro aumenta com o aumento da complexidade.

Nós usamos a métrica acima mencionado de complexidade posição para determinar a distribuição das jogadas feitas em diferentes intervalos de complexidade, com base nas posições que os jogadores haviam se enfrentado. Este, por sua vez, define, em grande parte o seu estilo de jogo. Por exemplo, Capablanca tinha muito menos lidar com situações complexas em comparação com Tal, que deve ser considerado como um jogador tático.

A principal deficiência dos dois critérios, conforme detalhado nas subseções anteriores, está na observação de que existem vários tipos de jogadores com propriedades específicas, a quem os critérios não se aplicam diretamente. É razoável esperar que os jogadores posicionais em média cometer menos erros devido às posições um pouco menos complexas em que se encontram, como resultado de seu estilo de jogo, que os jogadores táticos. Este último, em média, lidar com posições mais complexas, mas também são melhores em lidar com eles e usar essa vantagem para alcançar excelentes resultados em competição. Queríamos determinar como os jogadores iria realizar quando enfrenta posições igualmente complexos. O vencedor foi o décimo quarto Campeão do Mundo Vladimir Kramnik. Kramnik também teve o melhor desempenho de todos os jogos; seu erro médio em sua partida contra Kasparov (Londres, 2000) foi de apenas 0,0903. Nós também tentamos determinar o quão bem os jogadores iria jogar, devem todos eles jogam no estilo de Capablanca, Tal, etc. É interessante notar que Kasparov iria superar Karpov, desde que ambos jogaram no estilo de Tal.

A porcentagem de melhores movimentos jogado sozinho na verdade não descrever a qualidade de um jogador, tanto quanto se poderia esperar. Em certos tipos de posição, é muito mais fácil encontrar uma boa jogada do que em outros. Experimentos mostraram que a porcentagem de melhores jogadas feitas é altamente correlacionado com a diferença de avaliações do melhor e segunda melhor jogada em uma determinada posição. Quanto maior a diferença, maior foi o percentual de sucesso do jogador em fazer a melhor jogada.

Com base nessa observação, outro critério foi o número esperado de melhores movimentos jogado desde que todos os jogadores que tenham posições com a mesma diferença entre os dois melhores jogadas, como foi descrito na seção anterior. Ele representa mais uma tentativa de trazer os campeões a um denominador comum. Veja os resultados logo abaixo.

Kramnik, Fischer, e Alekhine teve o maior percentual de melhores jogadas da partida, mas também a diferença acima mencionada foi alta. Em contraste, Capablanca, que estava bem próximo sobre a porcentagem da melhor jogada jogado, em média tratados com a menor diferença entre os dois melhores jogadas. O vencedor por este critério foi mais uma vez Capablanca. Ele e Kramnik novamente claramente superado os outros.

O cálculo da quantidade de material média, que é a soma dos valores expressos numericamente de todas as peças a bordo, não foi determinar a qualidade do jogo, mas para coletar informações adicionais sobre o estilo de um jogador de jogo. Nós principalmente, procuramos observar a inclinação de um jogador para simplificar posições.

Entre os jogadores que se destacam dos demais, Kramnik obviamente tratadas menos material a bordo (se lembram dos seus intercâmbios rainha no início de sua jogos Muro de Berlim contra Kasparov?). O contrário poderia ser dito para Steinitz, Spassky e Petrosian.

Os autores

Matej Guid recebeu Bacharel licenciatura em ciência da computação na Universidade de Ljubljana. Ele trabalha em seu Ph.D. tese no Laboratório de Inteligência Artificial da Faculdade de Computação e Ciência da Informação da Universidade de Ljubljana. Sua pesquisa atual inclui aprendizagem de máquina, computador de xadrez, a programação heurística e aprendizagem robô pela experimentação. No presente momento, ele trabalha na programação de um Tutor Chess automatizado que será capaz de comentar de forma inteligente jogos de xadrez em uma linguagem compreensível para os seres humanos. Xadrez tem sido um dos passatempos favoritos de Matej desde que ele era criança, ele também era um campeão júnior da Eslovénia um par de vezes.
Ivan Bratko é professor de ciência da computação na Universidade de Ljubljana, na Eslovénia. Ele é a cabeça do Laboratório de Inteligência Artificial da Faculdade de Computação e Ciência da Informação da Universidade de Ljubljana, e realizou uma pesquisa em aprendizagem de máquina, sistemas baseados em conhecimento, modelagem qualitativa, robótica inteligente, programação heurística e computador de xadrez (você sabe o famoso Bratko- teste Kopec ?). Professor Bratko já publicou mais de 200 artigos científicos e uma série de livros, incluindo o best-seller de programação Prolog para a Inteligência Artificial . O xadrez é um de seus passatempos favoritos.

Créditos: Chessbase 

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