domingo, 14 de dezembro de 2014

London Chess Classic - Round 3



Nakamura em um gesto simbólico jogou um Gambito Evans contra o vice-campeão do mundo Viswanathan Anand. No lance nove, Hiraku jogou uma novidade, porém sem muitos efeitos e a partida terminou com meio ponto para cada jogador.
Nas outras duas partidas a Defesa Berlim reinou no tabuleiro, coisa que vem acontecendo desde o inicio da competição. Sem jogos emocionantes, terminaram também empatados.

Rodada três tranquila e muito empates

  
Duas Berlins e um Gambito Evans - Salão do LCC 2014

No terceiro round do evento, todos os jogadores marcaram meio ponto. Todos são vencedores!!! Vale relembrar que o torneio utiliza pontuação diferente, assim, o vencedor ganha 3 pontos e quando empatam ganham 1 ponto. Agora, Giri e Kramnik lideram com 5 pontos cada, Adams vem em terceiro com 4 pontos, Anand 3 pontos, Caruana e Nakamura com 2 pontos cada.



No evento paralelo, Match entre Gawain Jones e Romain Edouard também terminou em um empate, onde Gawain lidera o confronto por 2-1.


GM Gawain Jones (INGL) x Romain Edouard (FRA)

Um fato curioso foi que em todas as três partidas do torneio principal começaram com 1.e4, uma delas com uma abertura romântica que remonta ao tempos da Escola Romântica, o Gambito Evans, e as outras duas tomaram rumo da Defesa Berlim.

Vale relembrar que quando Kramnik se tornou campeão da PCA, batendo Garry Kasparov em um match, ele utilizou a Defesa Berlim contra o Ogro de Baku obtendo resultados magnificos e conquistando o título.

Nakamura causou polêmica na sala dos comentários devido sua escolha diferente na abertura.


Hikaru Nakamura (acima) é um jogador jovem com um senso de ocasião. Na sala de comentarios após a partida ele disse quando questionado pela escolha da abertura: "O Gambito Evans é uma abertura britânica". Está é uma reminiscência de David Bronstein e Magnus Carlsen, que cansou de iniciar suas partidas com 1.c4 (abertura inglesa), em torneios inglêses. Hikaru disse corretamente, o Gambito Evans é uma abertura britânica  e não inglesa, pois o seu progenitor, Capitão Wilfred Davies Evans (1790-1872) era galês de Pembrokeshire.

Houve uma grande discussão sobre o mérito do Gambito Evans na sala de comentários, com Peter Svidler em uma reunião com alguns GMs via skype. A única coisa que Peter conseguiu dizer foi que Evans era melhor do que o Gambito de Rei. O Gambito Evans pode surtir um efeito surpresa em níveis mais baixo, mesmo contra alguns GMs esse gambito pode surtir efeito. Vishy escolheu uma linha sólida de defesa, onde as negras dão de volta o peão dado pelas brancas. Hikaru jogou uma novidade no lance 9, mas não surtiu o efeito esperado.





Vamos para nossa primeira Berlin... Devemos concordar que jogos que seguem a linha da Defesa Berlim não são partidas muito emocionantes.
Giri é um jogador muito rápido, agressivo e teórico. Jogando de negras contra Caruana era quase certo que o holandês buscaria o empate para se manter na liderança. Caruana por sua vez não joga um torneio muito bom, parece que o italiano está um pouco cansado pelo ano corrido que todos tiveram, mas mesmo assim está abaixo do esperado, visto que Caruana é colocado juntamente com Giri como os únicos enxadristas capazes de ameaçarem a coroa de Carlsen.





Kramnik jogando contra Adams, optou também por jogar Defesa Berlim. Diferente de Giri, Kramnik é o maior especialista da Defesa no mundo, possivelmente o russo é o maior especialista da Defesa Berlim em toda a história do xadrez. Kasparov quando ouve Defesa Berlim sempre lembrará dos apuros que essa defesa o causou no Match contra Vlad.

É apenas uma Berlim! Anish Giri (direita) e Romain Edouard curioso Kramnik-Adams



Michael Adams
½-½
Vladimir Kramnik
Fabiano Caruana
½-½
Anish Giri
Hikaru Nakamura
½-½
Viswanathan Anand




Nenhum comentário:

Postar um comentário