quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vishy Anand - Mais um ano da Lenda


(partes da publicação em ingles da chessbase)

Em 11de dezembro, o Tigre de Madras, VIshy Anand completa 45 anos de vida. Ainda muito ativo, ele é considerado uma lenda do xadrez, visto que a mais ou menos 25 anos faz parte da elite mundial. Devido a tudo que Anand fez e ainda faz, a Índia é uma das potenciais mundiais do esporte. Vishy é considerado um herói nacional, tornando o xadrez um dos esportes mais populares em seu país.




Madras, 1981

O clube se assemelha a uma sala cheia de pessoas em uma tela de televisão, com o volume mudo. A maioria estão reunidos em torno de uma única tabela. O calor de Madras é a sua marca registrada. Em cima da mesa é um tabuleiro de xadrez com um relógio meio velho ao lado. O jogador das brancas é conhecido por sua velocidade nos raciocínios e perspicácia tática. Ele é pequeno, mas é tão assustador quanto um tigre à solta.

Esse é Anand aos 11 anos de idade...



Pensar que um país como a Índia na década de 1980 poderia lançar um candidato à coroa do Campeonato Mundial de Xadrez era meio fora do comum... Hoje o xadrez é jogado em toda a Índia, em algumas regiões é até mais popular que o criquite, porém os enxadristas indianos não são tão ricos como os de criquite...
O grande indiano Vishy Anand foi o primeiro a desafiar a hegemonia russa no xadrez desde o gênio americano Bobby Ficher. Em 2007-08, quando Anand derrota Kramnik, foi uma vitória indiana, mas com a tática russa. Vale relembrar que Anand deu seus primeiros passo no mundo do xadrez na Tal Chess Club, que foi criada em Chennai pelo Centro Cultural Russo em 1972.
Os jogadores e entusiastas se reuniam no clube aos domingos, para saciar sua sede enxadrista. Eles eram um grupo de amantes do xadrez, apaixonados comprometidos com o jogo. Devido a falta de tabuleiros, eles eram obrigados a lançar-se a partidas blitz para que varias pessoas pudessem jogar, a política era "quem vence fica".



Crescer em um ambiente tão emocionante, onde a velocidade da luz e um olhar rápido para táticas governou o dia e jogar, o filhote de Madras aguçou suas garras e dentes, aquelas garras e dentes que um dia faria ele um dos mais forte jogadores do mundo. Os jogadores viriam para o banco, soco seus movimentos e ir embora. No entanto, ninguém o levou a piscar. Vishy manteve batendo um jogador após o outro. O filhote estava amadurecendo em um tigre na velocidade da luz.



1969

Vishy Anand nasceu no dia 11 de dezembro de 1969, na cidade de Mayiladuthurai em Tamil Nadu, na Índia. Com 5-6 anos, começou a mexer no jogo de xadrez de sua mãe. Aos sete anos, entrou para a Tal Chess Club, onde começou a aprimorar suas habilidade. O efeito deste clube de xadrez criado fora da benevolência russa era algo a que Anand permanece grato a esta data.



O Tal Chess Club foi o local onde o jovem Anand recebeu suas primeiras instruções de xadrez. Da Índia, o primeiro Mestre Internacional Manuel Aaron, uma lenda em todos os sentidos, usava o TCC para ministrar palestras para os sócios do clube. Sempre que não ia a escola Anand ia para o clube assistir palestras e jogar Blitz com qualquer pessoa. Sua vontade de jogar estava visível desde essa idade. Foi só depois de 1980 que Anand tornou-se o Rei na Tal Chess Club.

Anand jogou seu primeiro torneio aberto em 1977, quando tinha 8 anos de idade. Foi o Larsen Turbo Open, e como qualquer estreante ele não ganhou nenhum prêmio. Naquela época, torneios de categoria eram uma raridade. No entanto não demorou muito para que ele ganha-se seu primeiro prêmio como consolo no Distrital de Madras Júnior Chess Championship realizado no mesmo ano. O prêmio foi uma valorização pelo seu jogo e para incentiva-lo ainda mais. Um empurrãozinho para sua carreira.



Embora ele ainda não tivesse atingindo seu auge como jogador júnior, sua notável velocidade e atacando xadrez ficou como sua marca registrada e foram os sinais das coisas que estariam por vir.





Continuação... Chessbase

Nenhum comentário:

Postar um comentário