quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

London Chess Classic - Round 1



Após vários eventos paralelos, como torneio blitz, duplas e simultâneas, o London Chess Classic começa para valer. Contando com alguns dos melhores jogadores do mundo na atualidade, o evento promete partidas maravilhosas.

London Chess Classic é considerado um dos principais torneios do mundo, e certamente é o mais tradicional de todos eles. Nesse ano, Carlsen optou por não participar do evento, recentemente o norueguês conquistou seu segundo mundial em cima de Anand, e nada mais justo que descansar nesse finalzinho de ano.

Os enxadristas que jogam esse ano são:

Fabiano Caruana  - ITA - 2829
Viswanathan Anand - IND - 2793
Hikaru Nakamura - EUA - 2775
Vladimir Kramnik - RUS - 2769
Anish Giri - HOL - 2768
Michael Adams - ING - 2745


A primeira rodada colocou frente a frente dois dos melhores do mundo e entre os melhores da história, Kramnik x Anand.

 Round 1 (10 de dezembro de 2014)

Adams x Caruana
Nakamura x Giri
Kramnik x Anand


"Dos seis enxadristas que estão na disputa, cinco são Top 10 da FIDE, assim o nível do evento se torna muito elevado. Talvez a grande duvida desse torneio é como Anand vai se portar no tabuleiro; sabemos que ele acabou de perder um mundial e ainda querendo ou não isso afeta de alguma maneira o psicológico. Além dessa derrota, Anand se viu entre varias especulações da imprensa que chegou a sugerir que o indiano encerra-se a carreira, podemos dizer que com raiva ele foi e venceu os Candidatos, mas quando chegou na hora da verdade não conseguiu ter o mesmo desempenho. Nakamura por sua vez vem que nem um louco, ganhando partidas importante e se posicionando de modo firme no cenário mundial, porém o norte-americano não consegue se mandar muito tempo em alto nível, e isso pode ser um ponto que negativo para o mesmo. Caruana e Giri são dois jogadores do qual tem um talento fora do normal. Em uma conversa a algum tempo atrás com meu amigo Sergey Karjakin coloquei Caruana como o próximo Campeão Mundial. Kramnik vem meio cansado para esse final de temporada, o russo sabe que não fez um ano espetacular, digno de Kramnik, ele estava muito confiante em poder disputar o Match pelo Mundial e como não conseguiu parece que se desmotivou. Adams é o mais tranquilo desse torneio, é o jogador com o rating mais baixo entre os seis, porém ainda joga um xadrez muito interessante, ele relatou em uma entrevista que sente o peso de jogar em casa, mas isso não deve atrapalhar. Se tiver que apontar dois favoritos, aponto Nakamura e Adams para levar o London Chess."

A Experiência e a Paciência Inglesa batem o Dinamismo Italiano

O Grande Mestre Adams, não poderia ter começado melhor o London Chess. Em um jogo um tanto quanto exótico contra o Grande Mestre Caruana, Adams conseguiu sair com a vitória e encabeça a liderança do torneio.
Adams optou por uma Ruy Lopez, e jogou de modo muito agressivo, sufocando Caruana em sua Defesa Berlim.


 
O Italiano não resistiu a Partida Espanhola imposta pelo Inglês


   


                                     O Gelo Russo empata com o Tigre de Madras

Kramnik jogando de brancas, levou a partida para um jogo super truncado utilizando Gambito de Dama, Anand recusou a oferta do gambito jogando uma Defesa Semi-Eslava - Sistema Botvinnik.
A partida foi muito fraca emocionalmente falando, porém foi uma grande partida teórica, ambos os jogadores não se encontravam no mais alto nível de inspiração e empataram o confronto.

Kramnik um dos jogadores mais teóricos do mundo empata com Anand em uma partida sem novidades.

Nakamura e Giri prometiam uma partida excitante, dois jogadores agressivos, Giri em plena ascensão e Nakamura voltando a jogador o fino do xadrez... Porém em uma partida relativamente rápida (33 lances), o norte-americano e holandês concordaram em empatar, pois não havia possibilidade de se forçar uma vitória dentro da Ruy Lopez Berlim.

Prometiam uma luta intensa, mas só ficou na promessa

Resultados Round 1

Adams, Michael  1 x0 Caruana, Fabiano   
Nakamura, Hikaru ½ x ½ Giri, Anish   
Kramnik, Vladimir ½ x ½  Anand, Viswanathan   



Nenhum comentário:

Postar um comentário