domingo, 9 de dezembro de 2012

Dicas Para Iniciantes

Olá amigos, aqui é o CM Jefersson, e é com enorme prazer faço esta postagem destinada a jogadores iniciantes.
A maior parte dos iniciantes tem dúvidas de como distribuir de maneira harmoniosa às
 peças no tabuleiro, já que o estudo de aberturas muitas vezes se torna monótono e maçante.

1) Sempre desenvolver peões centrais - Sempre ouvimos que devemos desenvolver peões "d" e "e" para obter rapidamente o domínio central. Mas nem sempre essa regra é válida. Por exemplo: Em 2007 no campeonato paranaense, na terceira rodada, jogando de brancas, joguei "a3", abertura anderssen e mesmo assim consegui a vitória. Quando empatei uma partida amistosa contra o GM Jaime Sunye, entrei no jogo iniciando com Abertura Larsen. Essa regra de peões centrais é muito importante, quando você consegue utilizar de maneira correta os flancos do tabuleiro, você poderá então seguir ou não essa regra, já que seguindo ou não, não afetará muito o seu jogo.

2) Desenvolver os Cavalos antes dos Bispos: Sem dúvidas, uma das regras mais importantes do xadrez. Como os cavalos têm um raio de ação menor em relação aos Bispos, deve-se coloca-los rapidamente no jogo para aumentar este raio de ação. Deve-se evitar em colocar os cavalos nas casas: a3, h3h, a6 e h6, pois nessas casas se reduz o poder ofensivo dessa peça, além de ficar vulnerável a capturas.

3) Roque grande ou pequeno?: Alguns jogadores mais experientes ainda têm essa duvida, imaginem então os principiantes.
O roque é uma jogada realizada com um único propósito: proteger o Rei e colocar as Torres no jogo conectando-as no centro do tabuleiro.
Quando eu tinha, por volta dos sete anos, eu já era campeão municipal, mas perdia algumas partidas após rocar, devido o sacrifício de Bispo que acontece com maior freqüência em h7. Futuramente postarei mais sobre o sacrifício de Bispo no roque.
Voltando ao roque, deve-se rocar do lado contrario ao adversário. Ex: as brancas rocam grande, as negras devem rocar pequeno e vice-versa.
* Quando isso acontece ambos os jogadores precisam levar suas peças para o outro lado do tabuleiro e teoricamente quem roca pequeno tem vantagem, pois necessita de poucas pelas para efetuar a defesa do Rei, dispondo assim, de mais material na investida ao Rei adversário.

4) Posição Ideal de Peças: Raramente essa posição acontece, mas o jogador que consegue terá uma ótima vantagem.
1.e5 ... controla o centro fiscalizando "f5" e "d5"
2.d4 ... controla o centro fiscalizando "e5" e "c5"
3. Cf3 ... fiscaliza centro, ala e abre caminho para o roque
4.Cc3 ... fiscaliza centro, ala e abre caminho para o roque
5.Bc4 ...
6.Bf4 ... Abre caminho para o roque e controla casas importantes no quadrado central
7.Dd2 ...
8.0-0 ... Protege o Rei e conecta as duas Torres no centro do tabuleiro ou
8.0-0-0 ...
9.The1 ... formando um ataque energético nas colunas centrais.

Caso se opte por 8.0-0, segue-se
8.0-0 ...
9.Tad1 ...
10.Tfe1 ... chegando na mesma posição com 0-0-0.
11.g3 ... Abrindo uma casa para possível fuga do Rei, ou seja, jogada de segurança, evitando possível sacrifício de Bispo em h2.







 posicionamento ideal de peças por parte das brancas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário