quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Torneio de Xadrez Blindfold Pequim 2012


Os eventos Blindfold, foram realizados na terça e quarta feira (18 e 19 de dezembro). Ele foi vencido por Levon Aronian que chegou ao torneio frustrado pela sua particiação no London Chess 2012 e resolveu jogar o bom e velho xadrez caracterisco. Aronian venceu o torneio de xadrez as cegas com uma pontuação de 5,5 pontos em 7, meio ponto à frente de Nakamura. Bronze foi para Mamedyarov do Azerbaijão.


Na esquerda o vice campeão do torneio Nakamura, no centro, Aronian e na direita o Mamedyarov









 (com Radjabov, Jobava, Karjakin e Morozevich). O 
os jogadores só ver um tabuleiro vazio nas telas de computador



Os organizadores do evento, tentaram fornecer condições confortáveis, afim de ajudar os jogadores a não perderem a concentração durante os jogos. No primeiro dia de evento, foram jogados quatro partidas e três no segundo. Alguns jogadores ficaram extremamente cansados e vários jogos terminaram rapidamente devido erros.




Na quarta rodada Mamedyarov tinha um jogo bom contra Aronian, mas errou jogando uma Torre e desistiu rapidamente do confronto








Aronian se mostrou impecavel no xadrez às cegas e vai ter um final de ano bom após esse titulo.




No segundo dia, Aronian obteve dois empates. Um contra Peter Leko e outro contra Teimour Radjabov e derrotou o chines Wang Hao. Obtendo assim 5,5 pontos, o suficiente para ganhar o torneio. Como o rival direto de Aronian, o americano Nakamura não conseguiu a vitória, terminou em segundo lugar seguido por Mamedyarov.
Com esse resultado, Nakamura conquista sua terceira medalha de prata em torneios de Xadrez de mente ou Xadrez às cegas.

Como de costume, Nakamura fica novamente em Segundo Lugar em jogos de Mente









Morozevich alegre, mesmo perdendo para Aronian



Torneio Feminino:

No torneio feminino, Hou Yifan venceu com 6,0 pontos em 7, meio ponto à frente da GM Viktorija Cmilyte da Lituania. Em tericeo ficou Anna Zatonskih dos EUA.




Viktorija Cmilyte, Hou Yifan e  Anna Zatonskih dos EUA.


No primeiro dia, Hou Yifan assumiu a liderança depois de bater sua antiga rival Humpy Koneru da India na terceira rodada. Hou conquistou um resultado fantástico no segundo dia e venceu os últimos três jogos para se tornar vencedora do evento.

Hou Yifan em uma partida fantástica contra Koneru


O jogo entre Cmilyte e Yifan no primeiro dia, terminou com vitória de Cmilyte, que substituiu a GM chinesa no topo da tabela. Cmilyte começou o segundo dia, com uma vitória sobre Koneru, e fez dois empates nas rodadas seis e sete. Com esses resultados, sobrou para Hou Yifan vencer todos seus jogos e se tornar campeã.
Cmilyte pensativa. Poderia ter sido campeã...




                               
Anna, medalhista de bronze, conquistou 2,5 pontos nas ultimas três rodadas


Partidas PGN Masculino: Pgn Masculino


Partidas PGN Feminino: Pgn Feminino


Fonte: Chessbase

Nenhum comentário:

Postar um comentário