domingo, 9 de dezembro de 2012

London Chess 2012 - 8ª Rodada







O tradicional Torneio de Xadrez de Londres, conhecido como London Chess, está acontecendo nessa semana. O torneio teve inicio no ultimo sábado, dia 1 de dezembro e segue até dia 10 de dezembro.


Foi simplesmente uma rodada emocionante, o público acompanhou Anand e Nakamura que terminou em um empate simplesmente emocionante. Kramnik ganhou um jogo onde ele apresentou um xadrez simplesmente magistral contra Jones. Kramnik agora tem um desempenho de 3000 e é o número dois do mundo, atrás apenas do monstro chamado Magnus Carlsen. Judit Polgar bateu McShane, conseguindo assim sua primeira vitória no evento.

                                            Resultados do Round 8
                                           Anand ½ - ½ Nakamura
                                          McShane 0-1 Judit Polgar
                                         Levon Aronian ½ - ½  Adams
                                             Kramnik 1-0 Jones



Kramnik 1-0 Jones
O Grande Vlad está fazendo um torneio simplesmente brilhante. Com um desempenho acima de 3000 mostra para o mundo que está no auge de seu nível enxadristico.Seu rating deve saltar para 2811, nada comparado com Carlsen, mas Kramnik está simplesmente incrível. Kramnik utilizou uma variação inofensiva contra Jones, isso está virando rotina na vida do russo, variação que foi simplesmente ultrapassada. Um sacrifício de troca para obter um Bispo muito bem posicionado dentro de um quadrado importante do tabuleiro juntamente com alguns peões passados foi suficiente
 para levar o ponto da partida.



Kramnik e Jones proporcionaram um dos melhores jogos da rodada





McShane 0-1 Judit Polgar
Uma coisa que marca todo campeão mundial, é que eles nunca desistem, Judit Polgar pode nunca ter sido campeã do mundo, mas ela nunca desiste. Este jogo foi uma demonstração de tenacidade e espírito de luta de Judit - Ela foi agressiva desde o primeiro movimento, teve uma ou duas jogadas ruins, mas isso não abalou seu jogo e conseguiu conquistar seu primeiro ponto no torneio.


Judit Polgar buscando sua primeira vitória na competição






Levon Aronian ½ - ½  Adams
Aronian vem simplesmente decepcionando no torneio. Depois de perder um peão no meio-jogo, ele entrou em modo de ampla defesa. (Carlsen nos comentarios disse que Aronian entrou em estado de Vladimir Kramnik), e ele foi capaz de segurar o empate no final contra um Adams que continuou tentando encontrar brechas para obter uma vitória. Aronian é a decepção do torneio...


Aronian perde 11 pontos de Rating Fide


Anand ½ - ½ Nakamura
Nakamura completou 25 anos hoje, e o presente que ele ganha? Uma partida contra o atual campeão mundial, ótimo presente. No ano passado, na mesma época no aniversario de 24, ele enfrentou o mesmo Anand e brilhantemente destruiu Anand, mas hoje parecia que o indiano estava decidido em obter sua vingança. Uma Najdorf um pouco estranha deu chances para igualdade para ambos os lados, o que levou a um final de jogo estranho, onde Anand tinha duas torres e dois peões passados contra um cavalo, bispo, torre e dois peões passados.
Uma série de imprecisões ocorreu, e as possibilidades balançavam de um lado para o outro. No final Anand perdeu claras chances de vitória, em especial no lance 46.  As brancas conseguiram então montar uma fortaleza que culminou em um empate emocionante.



Momento crítico da partida no lance 32







Magnus Carlsen e Shor Analisam a oitava rodada
                              

Classificação do Torneio após a 8ª Rodada





                                 Próxima Rodada: Round 9, 10 de dezembro
                                             Adams x Kramnik
                                          Judit Polgar x Aronian
                                         Nakamura x McShane
                                           Carlsen x Anand
                                             Jones 1x0 Bye

                                                  Palpites 
                                        Adams 0x1 Kramnik
                                    Judit Polgar 1/2 x 1/2 Aronian
                                    Nakamura 1x0 McShane
                                       Carlsen 1/2 x 1/2 Anand
                                           Jones 1x0 Bye



Fonte e credito de imagens: Chessbase.com

PGN das Partidas: Partidas PGN


Nenhum comentário:

Postar um comentário