quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

London Chess Classic - 5ª Rodada

                    




O tradicional Torneio de Xadrez de Londres, conhecido como London Chess, está acontecendo nessa semana. O torneio teve inicio no ultimo sábado, dia 1 de dezembro e segue até dia 10 de dezembro.
Hoje foi um dia muito empolgante em Londres. Após a rodada de descanso, os jogadores voltaram famintos e por essa fome a rodada foi muito interessante. O jogo mais interessante do meu ponto de vista foi à partida entre Polgar x Nakamura, dois jogadores extremamente agressivos que proporcionaram uma partida muito boa.

                          Partidas da 5ª rodada: Quinta - Feira, 6 de dezembro 2012
                                      Vladimir Kramnik 1-0 Luke McShane
                                       Gawain Jones 0-1 Vishy Anand
                                      Michael Adams 0-1 Magnus Carlsen
                                        Judit Polgar 0-1 Hikaru Nakamura
                                             Levon Aronian 1-0 (Bye)


Polgar 0x1 Nakamura
Jogo do estilo do Nakamura, com bispos presos, trocas e um jogo dinâmico central.
Judit Polgar (Brancas) perde para Nakamura (Pretas) em um jogo tipico

Kramnik 1x0 McShane
Kramnik um dos melhores jogadores da atualidade impôs um jogo técnico excelente, com movimentos calmos e precisos, ou seja, o bom e velho xadrez russo.
Kramnik (Brancas) comprimenta McShane (Pretas) antes do encontro






Jones 0x1 Anand
Foi simplesmente um jogo difícil para o jovem inglês. O Atual campeão Mundial, Anand, simplesmente massacrou seu adversário e com apenas 20 lances a partida estava resolvida. Um dia não muito bom para o esporte inglês.
Anad Atual Campeão Mundial (Negras) concentrado antes do embate contra Jones

Adams 0x1 Carlsen
O ex-aluno do gênio Kasparov, Magnus Carlsen, passou por cima de outro inglês, o conhecido Michael Adams. Adams conseguiu uma excelente vantagem no meio de jogo, mas resolveu evitar complicações táticas e permitiu que o jovem norueguês tomasse gosto pelo jogo e assim conseguiu igualar o encontro. Tentando conseguir então um meio ponto, Adams permitiu um final de partida teoricamente inofensivo. Mas a excelente combinação de bispo e dama de Carlsen provou ser demais para o pobre rei branco de Adams. Em uma serie de lances mal escolhidos por Adams, o mesmo tropeçou-nos próprios pés e, Carlsen não perdoou e demoliu o inglês que jogava em casa.
Magnus Carlsen (Pretas) analisa a posição antes do seu primeiro movimento

Classificação do Torneio até o momento:

                        

Fonte: Chessbase.com


Próxima Rodada

Round 6: Sexta - Feira, 7 de dezembro, 2012,14:00 h.

Magnus Carlsen x Judit Polgar
Vishy Anand x Michael Adams
Luke McShane x Gawain Jones
Levon Aronian x Kramnik
Nakamura x Bye

Minha visão da próxima rodada:

Magnus Carlsen x Judit Polgar
Magnus Carlsen domina até então o torneio mais forte do ano, e mesmo enfrentando a Judit Polgar a maior enxadrista de todos os tempos, tenho certeza que o jovem norueguês conseguirá a vitória.

Anand x Adams
Partida interessante, no meu ponto de vista é uma partida que tudo pode acontecer. Adams tem o ponto positivo de estar jogando em casa, mas tem pela frente o Tigre de Madras, o atual campeão mundial Anad. Tem tudo pra ser uma partida interessante e meu palpite é vitória do Indiano.

Luke x Jones
Partida de francos atiradores, ambos jogam em casa e a torcida estará dividida, com leve favoritismo de Jones, ambos buscaram a vitória, pois vem de derrotas na ultima rodada.

Levon Aronian x Kramnik
Para mim esse é o encontro da rodada!
Aronian se encontra em um tímido sexto lugar no torneio, tentando remar no frio inglês até uma posição digna de seu talento. Já Kramnik se encontra em segundo lugar, fazendo um torneio muito bom e bem no estimo Kramnik, se encontrando apenas atrás de Carlsen. Mas quando Aronian e Kramnik se enfrentam sempre acontecem grandes partidas. Costumo dizer que é um torneio a parte, promessa de grande partida e meu palpite é empate.

Kramnik e Aronian duelaram pelo principal jogo da sexta rodada.







Um comentário: