sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

London Chess 2012 - 6ª Rodada







Hoje na sexta rodada do tradicional Torneio de London Chess 2012, Magnus Carlsen demonstrou novamente um arrojo impressionante e passou sobre Judit Polgar como um furação, e segundo o jovem foi sua melhor partida neste torneio. Com isso ele consegue a maior classificação de um jogador vivo. Adams venceu Anand, após um erro grosseiro do indiano em uma posição belamente desenhada. Gawain foi batido por McShane em um jogo muito dinâmico e interessante. Aronian empatou com Kramnik em um jogo típico desses dois monstros.

                              Resultados da sexta rodada, London Chess.
                                   Magnus Carlsen 1-0 Judit Polgar
                                 Vishhy Anand 0-1 Michael Adams
                                  McShane 1-0 Gawain Jones
                                Aronian ½ -½ Vladimir Kramnik

Magnus Carlsen 1-0 Judit Polgar
Carlsen entrou confiante na partida e parece que sabia o que iria acontece. Mike Basman fez o primeiro movimento para o norueguês que foi 1.h3. Magnus esperou o ancião se retirar, voltou o peão para sua casa inicial e efetuou-o próprio o seu lance.
O jogo se iniciou com uma configuração do ouriço, o que permitiu a Polgar a obter chances decentes sobre o jovem. Após algumas imprecisões, Magnus Carlsen obteve uma vantagem, sendo capaz de explorar posições temerosas dentro do tabuleiro como um peão em e5 bem posicionado. Com suas peças sufocadas, Judit começou a simplificar a posição através de uma troca de Bispo de casas pretas por um cavalo de Magnus. No entanto a teoria de simplificação não obteve sucesso e se reverteu em um erro fatal, como o Rei negro se encontrava em uma posição fraca sem ter possibilidades claras de defesa, Magnus mergulhou e terminou com elegância e arrojo para chegar aos 2864 de rating!

Magnus Carlsen e Judit Polgar se preparam para um jogo magnifico


Aronian ½ -½ Vladimir Kramnik
Vladimir Kramnik entrou na partida confiante e sabia que não teria vida fácil, por isso usou a sua fiel Defesa Berlim, contra Levon Aronian, que não vem mostrando o seu melhor xadrez. Kramnik foi empurrado durante todo o embate com seu par de Bispos. Mas no final de jogo Aronian ainda era muito mais sólido o que foi suficiente para obter um empate.

Enxadrista Junior efetua o primeiro lance para Aronian


Vishy Anand 0-1 Michael Adams
Decepção da rodada ficou por conta do atual campeão do mundo Vishy Anand. Adams neutralizou de maneira eficaz a preparação do indiano que com seu par de bispos não pode fazer nada. Adams fez um jogo preciso com a ajuda poderosa de um cavalo em d5. Anand conseguiu bloquear todas as ameaças e obteve assim uma posição de igualdade na partida. Quando todas as atenções saíram da partida, pois a mesma se encaminhava para um empate quase certo, Anand comete um enorme erro logo após de atingir o controle total de tempo. O erro foi 41. Bc4? Adams pensou, e efetuou os lances corretos acabando assim com qualquer possibilidade de reação do Tigre de Madras.


Outro jogador junior efetua o primeiro movimento para Anand. Será que o menino não sorte?



McShane 1-0 Gawain Jones
Jones nunca foi conhecido no meio enxadristico por ser um homem que tem amor e equilíbrio por seu material. Logo apos terminar a abertura, o inglês muito teórico sacrificou uma peça por um peão, par de bispos e uma boa compensação. No entanto o seu manuseio da posição não foi algo ideal, deixando McShane empurrar as peças negras até romper com e4 e sua vantagem era indiscutível. Com um ataque inteligente forçando algumas simplificações onde Jones só tinha dois peões desconectados, as brancas obteram uma vitória.

Clássico local entre McShane e Jones




Classificação após a sexta rodada





                                   Próxima Rodada: Roud 7, 8 de Dezembro 2012
                                        Gawain Jones x Levon Aronian
                                        Michael Adams x Luke McShane
                                               Judit Polgar x Anand
                                              Nakamura x Carlsen
                                                 Kramnik x Bye

                                                  Palpites:
                                   Gawain Jones 0x1 Levon Aronian
                                 Michael Adams ½x½ Luke McShane
                                        Judit Polgar 0x1 Anand
                                      Nakamura 0x1 Carlsen

                              
Nakamura x Carlsen, Principal jogo da setima rodada
                          Todas as Partidas London Chess 2012 até a sexta rodada

                               Creditos das imagens e PGN: chessbase.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário