domingo, 9 de dezembro de 2012

Dominação – Parte I

Amigos há certo tempo terminei a leitura de um livro sobre Dominação e achei que mais pessoas deveriam ter conhecimento desse tema tão complexo, mas tão necessário dentro do campo enxadrístico. Por isso resolvi passar o
s ensinamentos desse livro a todos vocês de uma maneira mais clara, limpa, dinâmica e sem enrolação. Espero que gostem.


No xadrez, cada movimento tem um propósito escondido.
Em cada ciência existe uma lei. Na filosofia temos a dúvida. Na física é a energia. E no xadrez? A principal lei do xadrez é a dominação sobre o movimento das peças do adversário.
Para se vencer uma partida, é preciso que você consiga deixar o monarca adversário cem por cento limitado e as demais peças o máximo possível isoladas. Com isso essas peças não te atrapalharam durante seu ataque que deve ser fatal. Só assim será mate.
Mas na sua cabeça, dominar o movimento das peças do adversário é a principal lei que rege uma partida de xadrez? Mesmo que sua resposta seja não, vamos continuar.
Mas como se optem esse domínio?

Postarei Sete Motivos ou Sete princípios Básicos da Dominação no Xadrez

Os movimentos são dominados quando:

1. A peça adversária está defendendo outra peça ou um ponto importante dentro do tabuleiro.
2. A peça adversária está na cobertura de outra peça ou de um ponto importante/estratégico no tabuleiro.
3. Uma peça ou um ponto importante do tabuleiro está ameaçado no mesmo tempo.
4. Com o movimento dessa peça ela viola as relações determinadas no campo de batalha (está cobrindo a linha de movimento com outra peça, tirando o raio de ação necessário dela, etc.).
5. O campo para onde a peça pode ir está ameaçado pelas peças do adversário, por tanto não pode se deslocar para tal casa.
6.Ou esta casa está ocupado ou bloqueado por outra peça ( seja dela ou do oponente).
7. As peças suas ou do seu adversário estão bloqueando o movimento de alguma peça.

Vamos para um exemplo destes princípios:





Brancas: Edwin Ziegler Adams
Negras: Carlos Torre Repetto
Local: New Orleans, 1925.
Resultado: 1-0
Abertura: Defesa do Philidor




 Edwin Ziegler Adams



 Carlos Torre Repetto



1. e4 e5 2. Nf3 d6 3. d4 exd4 4. Qxd4 Nc6 5. Bb5 Bd7 6. Bxc6 Bxc6 7.Nc3 Nf6 8. O-O Be7 9. Nd5 Bxd5 10. exd5 O-O 11. Bg5 c6 12. c4 cxd5 13. cxd5 Re8 14. Rfe1 a5 15. Re2 Rc8 16. Rae1 Qd7 17. Bxf6 Bxf6 18.Dg4 Db5

Do ponto de vista físico, nada interfere para que a Dama negra tomasse a Dama de g4, mas seria um mate em apenas dois lances (18...Dxg4 19.Txe8 Txe8 20.Txe8#). Por tanto a torre e8 deve ser defendida a qualquer custo. Com isso a liberdade de movimento que a Dama negra supostamente tem, foram rapidamente limitados.

19.Dc4! Agora o foco é a Torre "e8".
19... Dd7
20. Dc7! Db5
21.a4 Dxa4
22.Te4! ... 


Devemos atacar com cuidado para não perder uma ótima partida. Em varias partidas amadoras isso acontece e vez ou outra em partidas de GM vemos uma ótima partida escapar pelos dedos como areia. 

22. ...Db5
Devemos nos retirar do embate: Ameaça 23:Dxc8.

23.Dxb7! Agora está tudo terminado, não se tem mais nada a fazer a não ser abandonar, pois nesse caso o mate é inevitável.

continuação para o mate após 23:Dxb7






Nenhum comentário:

Postar um comentário