sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Resumo das 4 primeiras rodadas do London Chess 2012




O tradicional Torneio de Xadrez de Londres, conhecido como London Chess, está acontecendo nessa semana. O torneio teve inicio no ultimo sábado, dia 1 de dezembro e segue até dia 10 de dezembro.

O primeiro dia de Chess London, reservou fortes emoções nos tabuleiros ingleses. Judit Polgar não conseguiu resolver e enfrentar a calmaria e a destreza de Kramnik. Aronian foi derrotado por Nakamura. Adams bateu Jones em uma partida entre irmãos de pátria, enquanto o jovem e brilhante Magnus Carlsen, saiu de uma situação de quase derrota frente a McShane para usar toda sua magia para igualar o recorde de Garry Kasparov de 2851 de rating!


                                     Resultados do Roud 1: Sábado, 1 de dezembro, 2012
                                              Luke McShane 0x1 Magnus Carlsen
                                             Levon Aronian 0x1 Hikaru Nakamura
                                             Vladimir Kramnik 1x0 Judit Polgar
                                            Gawain Jones 0x1 Michael Adams
                                                    Vishy Anand 1x0 Bye


J.Polgar reflete como derrotar o forte Kramnik




Carlsen analise o telão para ver como se iniciaram as outras partidas




GM Levon Aronian sai derrotado no primeiro embate do torneio

 
GM Norte Americano H.Nakamura analisa sua vitória sobre Aronian



Segundo Dia 

Vladimir Kramnik derrota Nakamura com as peças negras e mantém os 100% de aproveitamento no torneio mais forte do mundo. Carlsen alcançou uma magnífica vitória sobre Aronian que amarga sua segunda derrota em duas rodadas de torneio, com isso o jovem Carlsen passa de 2856 de rating, cinco a mais que o recorde de Garry Kasparov, o maior de todos os tempos. O atual campeão do mundo, o indiano Vishy Anand, teve que lutar muito para arrancar um empate de McShane.



Salão de jogos

                                           Resultados da Segunda Rodada
                                          Judit Polgar ½ - ½ -  Gawain Jones
                                       Hikaru Nakamura 0-1 Vladimir Kramnik
                                          Magnus Carlsen 1-0 Levon Aronian
                                       Vishy Anand ½ - ½  Luke McShane
                                              Michael Adams 1-0 Bye


Vishy x McShane
Anand chegou perto de conquistar uma vitória, mas se viu lutando por sua própria vida contra McShane. Ele não pode criticar a preparação para o embate, pois se encontrou em uma posição muito favorável após o termino da abertura. Mas apesar de ter um jogo energético após a abertura, de nada adiantou, tudo foi embora por um erro de calculo ou por um mau dia de Anand. Anand e seus assessores tinham tudo para ficarem furiosos, mas o indiano resistiu bem e conseguiu arrancar um empate.
Vishy Anand e Luke McShane iniciam o confronto

Judit Polgar x Gawain Jones
Polgar teve uma quantidade significativa de tempo, e todos os britânicos e nós, pensávamos que Polgar mandaria o jovem Jones rapidamente para casa, mas estávamos encanados. Incrivelmente e até milagrosamente, Gawain evitou uma surra de Polgar e conquistou um comemorado empate.

Polgar e Jones iniciam o embate

Hikaru Nakamura x Vladimir Kramnik
O norte-americano não estava em um bom dia contra o sempre forte Kramnik. Os jogos desses dois monstros do xadrez atual sempre são divertidos de assistir e analisar, pois os dois jogadores têm estilos extremamente diferentes. Enquanto Nakamura ataca muito e tem um jogo muito energético, Kramnik joga o bom e velho jogo posicional sem tomar riscos no tabuleiro. Nakamura escolheu uma escocesa, que rapidamente foi abandonada às linhas principais, seu desenvolvimento de peças no campo de batalha faltou à harmonia de Mozart e com isso Kramnik não demorou a tomar a iniciativa da partida. Quando se joga com um jogador do calibre de Kramnik, geralmente deve evitar esses erros, pois o russo não perdoa...


Sorridentes, Nakamura e Kramnik antes de iniciarem os trabalhos
Magnus Carlsen x Aronian
O principal encontro da rodada foi entre o numero um do mundo e o numero dois do mundo.
Carlsen entrou na partida com uma transição excelente de abertura para o meio jogo com um peão de vantagem e jogou maravilhosamente bem o final de jogo, com uma perfeição característica do norueguês. Com a vitória, Carlsen ultrapassa em cinco o maior rating da historia que pertencia ao russo Garry Kasparov. E Aronian? Bom o que restou para ele foi só aplaudir a grande partida de seu adversário.


Aronian analisa posições no telão



Terceiro Dia

No inicio da terceira rodada, tivemos a principal partida entre Magnus Carlsen x Vladimir Kramnik. Carlsen se meteu em apuros no inicio do jogo. Aronian usou toda a técnica exemplar que o caracteriza e conseguiu salvar o jogo. Adams se tornou o herói inglês depois de derrotar Judit Polgar. Nakamura foi o último a deixar o salão ao derrotar Jones.

                                              Resultados da Terceira Rodada
                                          Levon Aronian ½ - ½  Vishy  Anand
                                      Vladimir Kramnik ½ - ½  Magnus Carlsen
                                       Gawain Jones ½ - ½  Hiraku Nakamura
                                          Michael Adams 1-0 Judit Polgar
                                           Luke McShane 1-0 Judit Polgar

Michael Adams 1-0 Judit Polgar
Polgar, a jogadora mais popular do mundo, não vem jogando o seu melhor jogo no evento. Ela consegue ter um jogo muito bom, mas se complica no meio jogo. Adams cravou um peão maravilhoso e passou muito bem na partida com este. Judit não foi capaz de se recuperar e Adams passou por cima sem problemas.


Judit Polgar Sorridente antes do inicio do embate
Gawain Jones ½ - ½ Hiraku Nakamura
Após um jogo sem graça dentro de uma Gruenfeld, Nakamura foi capaz de liquidar com um cavalo/bispo, onde apenas ele tinha alguma chance de sair vitorioso no embate. Jones mostrou ao norte-americano que é capaz e pode defender estas posições, mesmo contra os melhores jogadores do mundo. Após muito sofrimento, ambos concordaram em um empate.


Nakamura lutou, mas não conseguiu a vitória

Vladimir Kramnik ½ - ½ Magnus Carlsen
O principal jogo da rodada. Os líderes do torneio frente a frente! Kramnik escolheu uma abertura monótona, permitindo que ele ganhasse um pouco de tempo para pressionar um isolado peão de "b". No entanto, a vitória não estava tão perto... Do outro lado tinha Magnus Carlsen, que bravamente conseguiu evitar a pressão no tabuleiro, mas não teve forças suficientes para ganhar o ponto.

Kramnik esteve próximo a derrotar Magnus Carlsen, mas faltou algo que até o próprio Kramnik não soube responder.



Quarto Dia

                                       Resultados Quarta Rodada
                                 Nakamura ½ - ½  Michael Adams
                                  Magnus Carlsen 1-0 Gawain Jones
                              Vishy Anand ½ - ½  Vladimir Kramnik
                                Luke McShane 0-1 Levon Aronian
                                          Judit Polgar 1-0 Bye





A Quarta rodada foi a mais divertida do evento até o momento, tiveram desequilíbrio, perdas estranhas de material, algumas coisas inadmissíveis em um xadrez de alto nível.

Magnus Carlsen 1-0 Gawain Jones
Em uma estrutura Maroczy, as coisas ficaram interessantes, quando o inglês sacrificou uma Dama ou Rainha por um cavalo e uma compensação de Bispo e posição. No entanto, com o jogo preciso e com alguns movimentos desajeitados, Carlsen lentamente, mas seguramente, saiu da estrutura montada e reverteu o jogo junto com a vantagem posicional, em uma vitória.

Um jovem fã, efetua o primeiro movimento para o GM Magnus Carlsen

Nakamura ½ - ½ Michael Adams
Nakamura tentou,tentou,tentou e tentou empurrar Adams para uma posição favorável. Apesar de ter um par de Bispos, não foi suficiente e a partida terminou em um empate frio.

Fã também efetua o primeiro movimento para o GM Nakamura


Vishy Anand ½ - ½ Vladimir Kramnik
Na minha opinião, o pior jogo da rodada. Kramnik ficou neutralizado no jogo do Tigre de Madras que se encontra a 17 jogos clássicos sem vitória e teve que se contentar com um forçado e chato empate.


Luke McShane 0-1 Levon Aronian
Jogo muito complexo... Em um final de jogo simplesmente fantástico. Embora parecesse assustador para ambos, no final duas rainhas negras foi demais para as peças brancas e em algumas manobras interessantes o xeque-mate não demorou a chegar. Simplesmente Incrível!

McShane e Aronian, proporcionaram o melhor jogo da rodada. Os espectadores permaneceram do lado do tabuleiro até o final da partida. Simplesmente fantástico!





Fonte: Chessbase.com

Todas as partidas em PGN:Partidas das cinco primeiras rodadas Chess London 2012 PGN



Analise da Quinta Rodada no Link: Analise da 5ª Rodada Chess London 2012












Um comentário: